Tragédia com a lancha Cavalo Marinho I completa um ano nesta sexta-feira

Foto de null

Salvador

24 de agosto de 2018 às 13h04

 | 

Foto: 

Imagem de Tragédia com a lancha Cavalo Marinho I completa um ano nesta sexta-feira

Embarcação Cavalo Marinho I virou na Baía de Todos-os-Santos no dia 24 de agosto de 2017 (Foto:  Alberto Maraux / SSP)

Em 24 de agosto de 2017, a lancha Cavalo Marinho I, que fazia a travessia Salvador - Mar Grande, naufragou na Baía de Todos-os-Santos, cerca de 20 minutos após deixar o terminal marítimo situado na localidade do município de Vera Cruz, na região metropolitana de Salvador.

A tragédia, que aconteceu a 200 metros da costa, é considerada pela Marinha como a maior ocorrida nos últimos 20 anos no estado: ao todo, 19 pessoas morreram e 89 ficaram feridas.

Confira o que se sabe sobre a tragédia de Mar Grande:

Passageiros
Ao todo, 120 pessoas, entre passageiros e tripulantes, estavam a bordo da embarcação, que pertence a CL Transporte Marítimo. O barco tinha capacidade para 160 pessoas. No dia do acidente, 129 pessoas adquiriram bilhete para fazer a travessia, no entanto, nove delas não embarcaram. Do total de pessoas que estavam na lancha, quatro eram tripulantes. Outros quatro passageiros eram policiais militares - nenhum deles morreu. O resgate dos passageiros se deu por meio de barcos oficiais e de embarcações particulares.

Lista das vítimas:
1. Davi Gabriel Monteiro Coutinho, 6 meses;
2. Darlan Queiroz Reis Julião, 2 anos;
3. Dulciana dos Santos Queiroz, mãe de Darlan, 38 anos; 
4. Dulcelina Machado dos Santos, avó de Darlan, 59 anos;
5. Laís Pita Trindade, 20 anos;
6. Taís Medeiros Ramos de Sales, 32 anos;
7. Thiago Henrique de Melo Muniz Barreto, 35 anos;
8. Antônio de Jesus Souza, 67 anos;
9. Ivanilde Gomes da Silva, 70 anos;
10. Isnaildes de Oliveira Lima, 48 anos;
11. Lucas Medeiros Leão, 2 anos;
12. Rita dos Santos, 54 anos;
13. Rosemeire Novaes Carneiro da Costa, 49 anos;
14. Sandra C. Lima dos Santos, 40 anos;
15. Lindinalva Moreira da Silva, 50 anos;
16. Edilene Oliveira dos Santos, 43 anos;
17. Edileuza Reis da Conceição, 53 anos;
18. Alessandra Bonfim dos Santos, 36 anos;
19. Salvador Souza Santos, 68 anos.

Investigações
As circunstâncias do acidente e os culpados foram alvo de investigações nos âmbitos civil e criminal por órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), por meio da Polícia Civil; Marinha, por meio do Comando do 2° Distrito Naval; Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA); Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA); Câmara de Vereadores de Vera Cruz e Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA).

Em janeiro deste ano, cinco meses depois do naufrágio, a Marinha apresentou resultado do inquérito que apurou as causas do naufrágio. Na investigação, foram considerados responsáveis pelo naufrágio o engenheiro técnico e o dono da empresa, por negligência, além do comandante da embarcação, por imprudência. Além disso, foi indicado que a embarcação não tinha condições de navegabilidade e que havia lastros soltos no convés.

Em março, auditores da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apresentaram resultado de um estudo sobre o acidente que apontou como responsáveis a empresa dona da lancha, a falta de treinamento dos tripulantes, a demora na chegada do resgate, a falta de dragagem e desobstrução do canal marítimo de acesso ao atracadouro por parte do Estado.

No mesmo mês, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) apresentou o resultado de uma força tarefa para apurar as causas e responsabilidades do acidente. O órgão apontou a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) como responsável por falha na fiscalização da embarcação.

Em abril, a Polícia Civil divulgou resultado de inquérito e indiciou o proprietário, o engenheiro e o comandante da lancha Cavalo Marinho I pelo acidente. Os três foram acusados por homicídio culposo (quando não há a intenção de matar), e lesão corporal culposa.

O inquérito foi remetido à Justiça na mesma época, no entanto, voltou para a delegacia responsável pelo caso, a 24ª Delegacia Territorial (DT/Vera Cruz), para que fossem realizadas novas diligências a pedido do Ministério Público. Atualmente, segundo a SSP-BA, algumas testemunhas estão sendo ouvidas novamente. Após conclusão desta demanda, o inquérito será reenviado ao MP-BA.

Tragédia matou 19 pessoas (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

G1 // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM