Conversas de último minuto tentam evitar ofensiva na província síria de Idlib

Foto de null

Mundo

30 de agosto de 2018 às 12h51

 | 

Foto: 

Imagem de Conversas de último minuto tentam evitar ofensiva na província síria de Idlib

Atores-chave na guerra na Síria mantêm conversas de último minuto, nesta quinta-feira (30), para tentar evitar uma ofensiva do governo à província de Idlib, último grande bastião rebelde, que pode provocar uma catástrofe humanitária, segundo a ONU.

Há dias, o governo Bashar al-Assad reúne reforços nos limites dessa região no noroeste da Síria, na fronteira com a Turquia, antes de uma ofensiva que pode ser a última batalha de envergadura na guerra que assola a Síria desde 2011 e que já deixou mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

O destino de Idlib, controlada pelos extremistas do Hayat Tahrir al-Sham (HTS), preocupa Ancara, que tenta evitar uma ofensiva do regime.

“As negociações entre Turquia e HTS continuam”, destacou o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, acrescentando que o lançamento da operação militar depende, portanto, “do fracasso, ou do êxito, das conversas com o HTS”.

Já a Rússia, que apoia Assad militarmente desde 2015, reivindica uma dissolução do HTS.

“É a condição posta por Moscou para evitar uma grande ofensiva” em Idlib, explicou Abdel Rahman.

– ‘Liquidar este abscesso’ –

Recentemente, o HTS rejeitou a possibilidade de uma dissolução, de acordo com declarações divulgadas por sua agência de propaganda, a Ibaa, mas deixou a porta aberta para uma solução negociada.

“Tentamos por todos os meios encontrar uma solução no norte da Síria liberado que proteja os habitantes de uma eventual ofensiva do regime criminoso e de seus aliados”, afirmou o grupo extremista.

Embora a Turquia dê um apoio direto a vários grupos rebeldes nos territórios do norte sírio, sua influência nos extremistas do HTS é limitada.

“As relações da Turquia com o HTS são complicadas”, afirma Elizabeth Teoman, analista do Institute for Study of War (ISW), acrescentando que esta relação se caracteriza por uma “animosidade cooperativa”.

Ontem, o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, deu a entender que a ofensiva é iminente.

“É preciso dissociar a chamada oposição moderada dos terroristas e, ao mesmo tempo, preparar a operação contra eles, minimizando os riscos para a população civil”, disse Lavrov.

“Em qualquer caso, é necessário liquidar este abscesso”, frisou.

Segundo a imprensa russa, nos últimos dias, Moscou reforçou sua presença militar no país e dispõe de seu maior contingente naval frente à Síria desde o início do conflito.

Também na quarta-feira, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, alertou sobre “os riscos crescentes de uma catástrofe humanitária, no caso de uma operação militar em larga escala na província de Idlib”.

Hoje, o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, disse estar “disposto a me envolver, pessoal e fisicamente […], para garantir um corredor humanitário […] para permitir que a população civil seja evacuada para uma zona mais segura”.

AFP // ACJR

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM