Cerca de 2 milhões de mesários devem trabalhar no 1º turno, estima TSE

Foto de null

Política

11 de setembro de 2018 às 05h27

 | 

Foto: 

Imagem de Cerca de 2 milhões de mesários devem trabalhar no 1º turno, estima TSE

 

Resultado de imagem para fotos de urna eletronica

 

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que pelo menos 1,9 milhão de mesários devem trabalhar em todo o Brasil durante o 1º turno das eleições deste ano. Segundo o G1, o cálculo é feito com base em uma norma que determina, no mínimo, quatro mesários por seção eleitoral. De acordo com o TSE, cerca de 50% do total de mesários são voluntários.

Já no exterior, onde o eleitor poderá votar apenas para presidente, aproximadamente 7 mil pessoas também participam como mesários em seções eleitorais. 

Para ser mesário, o eleitor precisa completar 18 anos até o 1º turno, tem de estar em dia com a Justiça Federal, não ser candidatos e nem parente. Neste ano, os mesários foram convocados até 8 de agosto.

Cada mesário recebe um auxílio-alimentação por turno trabalhado. O valor é determinado por cada estado, obedecendo o teto de R$ 35.

Além disso, eles ainda têm dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral; preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital) e utilização das horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar em algumas universidades.

 

TSE/// Figueiredo 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM