PF deflagra operação Belvedere em Mirante

Foto de null

Bahia

20 de outubro de 2015 às 12h05

 | 

Foto: 

Imagem de PF deflagra operação Belvedere em Mirante

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação na cidade de Mirante (distante 498 km de Salvador) e em outras cinco cidades do interior baiano, nesta terça-feira (20). A operação aconteceu em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF). Denominada de Belvedere, o objetivo da operação é desmantelar uma organização criminosa que atuava na prefeitura desta cidade. 

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além de bloqueio e sequestro de bens e valores de R$ 1.095 milhão. Também foram cumpridos 11 mandados de condução coercitiva e seis mandados de suspensão do exercício da função pública. Além de Mirante, a operação foi deflagrada nas cidades de Livramento de Nossa Senhora, Bom Jesus da Serra, Poções, Planalto e Feira de Santana.
 
Segundo a PF, o prefeito de Mirante e o Presidente da Comissão de Licitação manipulavam os processos licitatórios para que empresas ligadas ao esquema saíssem vencedoras dos certames. As verbas recebidas nas licitações era dividida entre os membros da organização criminosa. As empresas envolvidas no esquema receberam mais de 4 milhões de reais do município.
 
O prefeito Hélio Ramos Silva foi afastado do cargo por tempo indeterminado, por ordem do Tribunal Regional Federal (TRF)da 1ª Região. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), ele também foi condenado por improbidade administrativa por fraude no censo demográfico. 
 
Ele e os demais envolvidos no esquema pode responder por fraude à licitação, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

(Foto: Reprodução / Blog do Rodrigo Ferraz)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM