Com 92,57% do público-alvo imunizado, vacinação contra pólio e o sarampo é prorrogada até sexta-feira na Bahia

Foto de null

Salvador

17 de setembro de 2018 às 13h04

 | 

Foto: 

Imagem de Com 92,57% do público-alvo imunizado, vacinação contra pólio e o sarampo é prorrogada até sexta-feira na Bahia

Vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada na Bahia â?? Foto: Camila Oliveira/TV Bahia

A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo foi prorrogada até sexta-feira (21) na Bahia. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (17) e tem como objetivo alcançar a meta de 95% de vacinados no estado. Até agora, 92,57% do público-alvo foi imunizado.

De acordo com Ramon Saavedra, coordenador do programa Estadual de Imunização, a orientação é de que os municípios que ainda não atingiram a meta deem continuidade à vacinação, conforme orientações técnicas já estabelecidas.

São 131 municípios que ainda não conseguiram atingir a meta vacinal. Na Bahia, até o momento, 785.585 crianças foram imunizadas contra a poliomielite e, 786.274 foram vacinadas contra o sarampo. A meta, tanto para polio como para sarampo, na Bahia, é de 849.361 para cada vacina.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, até a última quinta-feira (14), 78% do público-alvo havia sido imunizado na capital baiana. Ou seja, cerca de 29 mil crianças ainda faltavam ser vacinadas.

Campanha
A campanha nacional de vacinação contra poliomielite tem como alvos crianças entre 1 e 5 anos, que devem ser levadas ao posto de saúde para receber vacina, independentemente se já tomaram o imunizante ou não - com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

A campanha tem por objetivos:

Vacinar quem nunca tomou a vacina;
Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;
Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).
Quem deve ser vacinado?
Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".
Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.
Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM