STJD estuda punir Felipe Melo por apoio a Bolsonaro após partida contra o Bahia

Foto de null

Esporte

18 de setembro de 2018 às 08h17

 | 

Foto: 

Imagem de STJD estuda punir Felipe Melo por apoio a Bolsonaro após partida contra o Bahia

O volante Felipe Melo, do Palmeiras, poderá ser julgado no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por ter apoiado em entrevista à Rede Globo na saída de campo, após o jogo entre Bahia e Palmeiras, no domingo (16), o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL).

Não há no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) um artigo que determine punição por manifestação política como a do palmeirense, que dedicou o gol marcado na partida ao candidato.

Contudo, por se tratar de um caso novo no futebol brasileiro, a Procuradoria do STJD estuda levá-lo ao tribunal para que se julgue uma possível punição ao atleta. A preocupação do órgão é que a atitude possa abrir um precedente e se torne "moda".

"Não lembro de nenhum caso similar. Talvez fosse o caso de avaliar a denúncia e deixar que o tribunal veja se foi uma conduta correta ou não. Confesso que disciplinarmente deve ser cautelosamente avaliado. Imagina se vira moda", disse à reportagem o procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua.

Na ausência de artigo específico, o STJD poderia incluí-lo no 258 do CBJD. Amplo, o artigo prevê penalidade a condutas disciplinares ou antiéticas não esclarecidas no código.

"Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código", diz o texto.

A pena pode variar de uma a seis partidas de suspensão se praticada por atleta ou membro da comissão técnica.

A princípio, a punição seria destinada somente ao jogador. Contudo, o STJD entende que o caso pode render ao Palmeiras algum tipo de penalidade.

"Esse fato é único. Nada que inviabilize também punição ao clube", afirma Bevilacqua. Nesta segunda (17), o Palmeiras se manifestou sobre Felipe Melo por meio de nota.

"A Sociedade Esportiva Palmeiras vem a público esclarecer que o posicionamento político do atleta Felipe Melo reflete, única e exclusivamente, uma manifestação particular, e não da instituição", diz a nota. "O Palmeiras respeita qualquer posição política de seus atletas, empregados e colaboradores e ratifica a sua neutralidade nas questões políticas, partidárias, de crenças, religiões e quaisquer outras formas de manifestações pessoais".

O clube, porém, não informou se tomará alguma providência com o volante. Em contato com a reportagem, o Palmeiras se limitou a dizer que o assunto "será tratado internamente".

Também em contato com a reportagem, a Globo, detentora dos direitos de transmissão do Brasileiro e que transmitiu no seu canal pay-per-view a mensagem de Felipe Melo, disse que não conversou com os clubes sobre o tema.

Folhapress // ACJR

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM