A mobilidade urbana de Salvador só atende os shoppings, denuncia comerciante da Baixa dos Sapateiros

Foto de null

Ligação Direta

22 de setembro de 2018 às 07h37

 | 

Foto: 

Imagem de A mobilidade urbana de Salvador só atende os shoppings, denuncia comerciante da Baixa dos Sapateiros

 

 

A situação financeira da população brasileira não está nada fácil, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de pesquisa Pnad Contínua, desemprego atinge 13 milhões de pessoas. Na Bahia, precisamente em Salvador e Região Metropolitana têm 513 mil desempregados de acordo com informações da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O que significa essa situação? Menos pessoas trabalhando, menos capital de giro no mercado. 

Através desses dados, a Baixa dos Sapateiros atravessa uma das piores crises de sua história. Segundo Élson Pastory, vice-presidente da Associação dos Lojistas da Baixa dos Sapateiros, já são seis lojas fechadas neste mês de setembro, na região reconhecida pelos soteropolitanos como pai do comercio popular.

 

 

De acordo com Élson Pastory, existe um fator crucial que contribuiu diretamente na queda das vendas na Baixa dos Sapateiros, a diminuição dos transportes públicos. Há 20 anos, atrás na região da Baixa dos Sapateiros circulavam 165 ônibus por hora da capital, além de 90 linhas metropolitanas pelo mesmo tempo. Atualmente, apenas 40 linhas da capital, fazem este percurso por hora. 

A situação não está pior, pelo fato da maioria das lojas da Baixa dos Sapateiros, serem próprias. Não existem mais lojas grandes, todas estão sendo diminuída. A de 100 metros vira 50 metros, a de 50 metros, se torna 25 metros, afirma Élson Pastory.

A dificuldade do transporte público dificulta o acesso das pessoas, que deixaram de frequentar esse mercado tão tradicional, que gerou empregos para muitas famílias baianas, porém encontra-se abandonada pelas autoridades do estado. Segundo Élson Pastory, o comercio popular está voltando a crescer no mundo, os Estados Unidos está sendo o grande percursor da volta desse movimento popular.

Fotos do repórter Emídio Pinto, do Ligação Direta e do LD Notícias

Fonte> Matéria exclusiva do repórter Emídio Pinto  do Ligação Direta e do LD Notícias 

Da redação // ACJR

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM