Opositor russo Alexei Navalny é detido logo após deixar prisão

Foto de null

Mundo

24 de setembro de 2018 às 15h56

 | 

Foto: 

Imagem de Opositor russo Alexei Navalny é detido logo após deixar prisão

Opositor russo Alexei Navalny é detido nesta segunda-feira (24) logo após deixar centro de detenção no centro de Moscou â?? Foto: Vasily Maximov/AFP

Alexei Navalny, líder opositor ao governo da Rússia, foi detido nesta segunda-feira (24) ao deixar a prisão em Moscou após cumprir uma pena de 30 dias de detenção por organizar um protesto não autorizado.

Navalny, de 42 anos, é o principal opositor político do presidente Vladimir Putin. Nas últimas eleições russas de março, ele foi considerado inelegível e proibido de concorrer devido a uma pena de prisão suspensa.

"Alexei Navalny foi detido ao sair do centro de reclusão", escreveu no Twitter Leonid Volkov, um dos principais colaboradores do opositor russo, que acrescentou que Navalny é acusado de uma "infração durante a realização de um comício com prejuízo à saúde de uma pessoa".

Segundo o colaborador, a nova pena é de 20 dias de detenção.

"Navalny agora esteve preso durante 30 dias, e estes 30 dias foram para Putin os piores e mais difíceis nos últimos 20 anos", escreveu Volkov, em alusão aos protestos contra o aumento da idade de aposentadoria e os maus resultados eleitorais do partido governista Rússia Unida.

Navalny fez uma série de denúncias de corrupção, que se tornaram uma dor de cabeça para Putin.

Entre os funcionários do alto escalão denunciados por Navalny estão o primeiro-ministro, Dmitri Medvedev; o procurador-geral Yuri Chaika; o presidente da Duma (Câmara dos Deputados), Viacheslav Volodin, e o diretor do Fundo de Previdência, Anton Drozdov.

Uma das últimas denúncias do Fundo de Luta contra a Corrupção, organização dirigida pelo opositor, foi contra o comandante-em-chefe da Guarda Russa, o general Vladimir Zolotov, acusado de montar um esquema para roubar milhões de euros da instituição, diretamente subordinada a Putin.

Detenções
Navalny foi preso em agosto fora de sua casa e levado para uma delegacia de Danilovsky, em Moscou. Ele foi condenado e sentenciado por violar as leis públicas de protesto ao organizar uma manifestação não autorizada contra o Kremlin em 28 de janeiro.

Em 15 de junho, o líder opositor foi preso por organizar uma manifestação dois dias antes da posse de Putin para seu quarto mandato presidencial. Ele cumpriu 30 dias de detenção e foi libertado na abertura da Copa do Mundo de Futebol na Rússia.

Em janeiro, Navalny chegou a ficar preso por um dia após milhares de russos saírem às ruas de várias cidades do país para protestar contra o que ele chamava de "pseudoeleições", que aconteceram em 18 de março.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM