DEM e outros setores do ‘centrão’ devem se unir a Jair Bolsonaro no segundo turno

Foto de null

Eleições 2022

24 de setembro de 2018 às 17h45

 | 

Foto: 

Imagem de DEM e outros setores do ‘centrão’ devem se unir a Jair Bolsonaro no segundo turno

 

[DEM e outros setores do â??centrãoâ?? devem se unir a Jair Bolsonaro no segundo turno]

 

Diante das dificuldades de Geraldo Alckmin (PSDB) avançar nas pesquisas de intenções de votos, alguns partidos do bloco conhecido como ‘centrão’ (DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade) e setores de outras dessas siglas já demonstram a intenção de aderir à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), que deve ir ao segundo turno com Fernando Haddad (PT). 

O grupo, porém, ainda insiste no discurso de que poderá haver uma “virada”, culminando na ascensão do tucano nas preferências do eleitorado. Coordenador da campanha de Alckmin e presidente nacional do DEM, o prefeito ACM Neto disse ao BNews, na última semana, que as eleições não podem ficar “entre a comoção de uma facada e a comoção de uma prisão”.
 
“O Brasil não pode ficar refém dos extremos, da extrema direita e da extrema esquerda. Precisamos de uma conciliação e de alguém que entenda os problemas do país. Sem revanchismos ou riscos institucionais ou democráticos”, declarou.

Já o presidente do DEM na Bahia, o deputado federal José Carlos Aleluia, descartou, no início do mês, em entrevista ao BNews, qualquer possibilidade de apoiar o PT: “Estou muito preocupado com a Venezuela. O PT não levou o Brasil para a Venezuela porque nós, eu, fiz muita oposição ao PT. Fiz muita oposição ao PT durante muito tempo”. 

Caminhos

Para o cientista político Joviniano Neto, embora ACM Neto precise mostrar que “Alckmin é a alternativa”, o caminho natural para o partido é se unir a Bolsonaro.  

“Já o PSDB fica em situação cruel. Parte dos eleitores de Bolsonaro foi tirado do PSDB. O eleitorado do candidato do Novo [João Amoêdo] também vai para Bolsonaro por conta das ideias sobre a economia. Os do Cabo Daciolo também. Alvaro Dias é forte no Sul, onde o anti-petismo é grande, mas tudo dependerá de como o eleitorado se dividirá”, avaliou.

Neste domingo (23), durante ato pró-Bolsonaro em Salvador, o senador Magno Malta, que é do PR, disse que o candidato do presidenciável na Bahia é José Ronaldo (DEM). “Precisamos derrotar o PT na Bahia. Eu também, lá atrás, fui enganado pelo PT”, bradou.

Para o especialista, no entanto, o ‘centrão típico’, como o PR e o PSD, deverá se dividir de forma mais clara, principalmente nos estados. “O ‘centrão típico’, característico, vai analisar. O PR, PSD, atendendo a uma tendência natural, deve liberar as bases, e as cúpulas, negociarem”, acredita. “Nessas questões regionais, Haddad se favorece melhor porque é mais fácil dialogar com ele”, acrescentou. Na Bahia, por exemplo, PR, PSD e PP apoiam o governador Rui Costa (PT) e Fernando Haddad (PT).

Bnews // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM