PF faz operação de combate ao garimpo ilegal em terras indígenas de RR

Foto de null

Brasil

27 de setembro de 2018 às 14h39

 | 

Foto: 

Imagem de PF faz operação de combate ao garimpo ilegal em terras indígenas de RR

Segundo a PF, duas pistas de pouso foram destruídas e 18 aeronaves foram apreendidas â?? Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal de Roraima deflagrou nesta quinta-feira (27) a "Operação Tori", que tem o objetivo de combater o garimpo ilegal em terras indígenas Yanomami e em reservas ambientais. Ao todo, 29 mandados de prisão foram expedidos para cumprimento em vários municípios do estado.

Cerca de 200 policiais federais cumprem 77 mandados em Roraima. São 17 de prisão preventiva, 12 de prisão temporária e 48 mandados de busca e apreensão. A operação contou com o apoio do Exército Brasileiro e da Anatel.

Segundo a PF, duas pistas de pouso clandestinas foram destruídas. Com decisão da Justiça de Roraima, três estabelecimentos comerciais tiveram a suspensão da atividade econômica. Pilotos tiveram a licença de voo suspensas e 18 aeronaves foram apreendidas.

Os alvos dos mandados são, principalmente, proprietários de maquinário, aviões e receptadores de ouro envolvidos com a logística do garimpo ilegal da região.

"Após mais de um ano de investigação, a PF identificou os responsáveis pelos envios de suprimentos e do transporte de garimpeiros para as regiões de exploração de minério", informou a PF em nota.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima, após Representação da Autoridade Policial responsável pelas investigações.

O inquérito policial também aponta o destino do ouro que era extraído ilegalmente, o qual parte seria comprado por empresas no próprio estado de Roraima e parte escoado para outros estados do Brasil.

O relacionamento dos garimpeiros com os fornecedores ocorria por meio de centrais clandestinas de rádio, que recebiam as demandas diretamente dos garimpos e as repassavam para grupos encarregados pela compra dos produtos.

Após serem adquiridas, as mercadorias eram levadas para pistas clandestinas em áreas rurais, onde eram carregadas em aeronaves que abasteciam os garimpos e retornavam com o ouro extraído de terras indígenas e reservas ambientais para empresários do estado.

Operação Tori
O nome da operação significa "carrapato" no idioma Yanomami, em alusão à forma como os garimpeiros se fixam na Terra indígena e sugam suas riquezas, informou a Polícia Federal.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM