ACM Neto inicia jogadas para viabilizar Bruno Reis como candidato a sucessor

Foto de null

Política

17 de outubro de 2018 às 09h18

 | 

Foto: 

Imagem de ACM Neto inicia jogadas para viabilizar Bruno Reis como candidato a sucessor

ACM Neto inicia jogadas para viabilizar Bruno Reis como candidato a sucessor

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta terça-feira (16) que a partir de agora o vice Bruno Reis vai coordenar os projetos sociais do Palácio Thomé de Souza. A iniciativa tem olhos em 2020, quando Reis é cotado para ser candidato a sucessor de ACM Neto na prefeitura. Porém passa também por uma compensação de visibilidade. Ao preferir ficar como prefeito, em abril, ACM Neto obrigou o vice a desaparecer do cenário, sob o risco de expor publicamente a frustração de não ascender ao comando do Executivo soteropolitano.

A estratégia de transformar Bruno Reis numa espécie de embaixador de programas sociais, cuja chance de visibilidade positiva é grande, é uma aposta para que o vice se capitalize politicamente para tentar chegar ao desejo de ocupar o Thomé de Souza. Durante os meses que antecederam o anúncio de que ACM Neto não seria candidato ao governo, as atenções se voltaram para Reis para observar a forma de articulação adotada por ele. Até então, o vice pareceu exitoso ao conseguir costurar alianças e a formação de uma base de apoio relevante na Câmara.

No entanto, após a decisão de ACM Neto de continuar como prefeito, o vice viu o capital político construído se esfacelar junto com o sonho de assumir, ainda que maneira indireta, o comando da primeira capital do Brasil. O PHS e o racha da proporcional foram os casos mais emblemáticos do quanto Bruno Reis não conseguiu manter aglutinado o grupo feito por ele próprio.

Então, sob o risco de exposição negativa, o vice submergiu, como se diz no jargão político. Agora, passada a turbulência da campanha, chegou a hora de reaparecer para tentar viabilizar a própria candidatura daqui a dois anos, como candidato natural do grupo.

A estratégia começou a ser colocada em prática há algumas semanas, quando o “braço direito” começou a substituir ACM Neto em atos oficiais. Antes, Bruno Reis já tinha mais espaço do que a vice antecessora, Célia Sacramento, defenestrada do posto na reeleição do prefeito. Agora, depois de voltar à condição de principal potencial sucessor, vai tentar tomar as rédeas da própria carreira política.

Assumir uma secretaria talvez seja um dos movimentos mais regulares desse processo. Se na vice-prefeitura a tendência seria ser coadjuvante, como titular de uma pasta robusta ele poderia ser um candidato a protagonista muito mais contundente. É esse o rascunho até agora apresentado. Se será cumprido, os próximos passos dirão.

Nos bastidores, é dado como pacificado que, entre os chamados “menudos”, Bruno Reis é o nome para disputar o Palácio Thomé de Souza. Mesmo assim, é possível que outros nomes se arvorem como possíveis candidatos. Falta combinar também com os demais aliados.

Em resumo, foi dada a largada para o prefeito escolher o candidato a sucessor. Quem vai chegar no final da corrida? Aí é outra história.

Este texto integra o comentário desta quarta-feira (17) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Excelsior, Irecê Líder FM, Clube FM e RB FM.

Bn // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM