Promotor público saudita diz que morte de Khashoggi foi premeditada, diz TV

Foto de null

Mundo

25 de outubro de 2018 às 16h52

 | 

Foto: 

Imagem de Promotor público saudita diz que morte de Khashoggi foi premeditada, diz TV

Jamal Khashoggi, jornalista crítico ao governo da Arábia Saudita, desapareceu após entrar no consulado do seu país em Istambul â?? Foto: Mohammed al-Shaikh/AFP

Um promotor público saudita afirmou que o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, em Istambul (Turquia), foi premeditado, segundo informou a TV estatal al-Ekhbariya nesta quinta-feira (25).

Um relatório divulgado pela TV estatal indica que promotores estão interrogando suspeitos de envolvimento no caso com base em informações fornecidas por uma força-tarefa conjunta turco-saudita.

Na quarta-feira (24), o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, afirmou que o assassinado do jornalista é "doloroso" e que a "justiça irá prevalecer".

Investigação
Segundo a CNN Turk, a polícia turca investiga amostras de água coletadas de um poço no consulado saudita, em Istambul. Apenas na quarta as autoridades turcas receberam permissão saudita para inspecionar o poço.

A diretora da CIA, Agência Central de Inteligência norte-americana, se reúne nesta quinta com o presidente Donald Trump para passar informações sobre o caso. Gina Haspel, diretora da CIA, recebeu informações do Serviço de Inteligência Turco sobre provas vinculadas à morte do jornalista.

Haspel escutou uma gravação de áudio do assassinato do jornalista durante visita à Turquia nesta semana, segundo a Reuters. Autoridades turcas tinham dito anteriormente ter uma gravação de áudio supostamente documentando o assassinato de Khashoggi no interior do consultado saudita em Istambul.

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, já disse que o colunista do jornal Washington Post e crítico da liderança saudita foi morto em um "assassinato selvagem", e exigiu que Riad puna os responsáveis, não importa o qual importante eles sejam. Autoridades turcas suspeitam que Khashoggi foi assassinado e esquartejado por agentes sauditas dentro do consulado.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM