Ligação Direta - Notícias
Salvador, 12 de Dezembro de 2018

Com atraso de salários, professores da rede municipal ocupam gabinete da Secretaria de Educação em Itabuna

Professores ocuparam sede da prefeitura em Itabuna â?? Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz

Cerca de 30 professores da rede municipal de Itabuna, no sul da Bahia, ocuparam o gabinete da Secretaria Municipal de Educação da cidade, na manhã desta quarta-feira (31). Os docentes agiram em protesto porque estão há dois meses com os salários atrasados.

Durante esta tarde, a procuradoria jurídica da prefeitura entrou com ação de reintegração de posse e com pedido de tutela provisória de urgência, que foi acatado pelo juiz Ulisses Maynart. O juiz determinou a desocupação do prédio pelos professores, e deu o prazo de 1h a partir do momento em que eles forem notificados.

Os oficiais de Justiça se dirigiram para o prédio para fazer a notificação. Caso a decisão não seja cumprida, os professores serão multados com valores entre R$ 10 mil e R$ 100 mil. O G1 tentou contato com a categoria para saber se já havia recebido a notificação, mas não conseguiu falar.

Pela manhã, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi), a categoria informou que só sairá do prédio, onde também funciona a prefeitura, quando um representante da gestão municipal, der uma resposta sobre os pagamentos em atraso.

Por meio de nota, o Simpi informou que a saída dos docentes do gabinete poderá acontecer se o prefeito se comprometer a fazer o pagamento dos salários de setembro até a quinta-feira (1º), e os de outubro até o dia 5 de novembro.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que o prefeito Fernando Gomes está no local, mas até o início desta noite ainda não havia se reunido com os professores. A assessoria não disse se o gestor pretende se reunir com os professores ainda nesta quarta, nem se vai aceita a proposta da categoria.

G1 // AO

Postado em 01 de Nov 2018 as 07 : 08 : 00

 

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados