Novembro Azul: Salvador terá 15 mil atendimentos gratuitos para homens

Foto de null

Salvador

07 de novembro de 2018 às 08h03

 | 

Foto: 

Imagem de Novembro Azul: Salvador terá 15 mil atendimentos gratuitos para homens

[Novembro Azul: Salvador terá 15 mil atendimentos gratuitos para homens ]

Como parte da programação do Novembro Azul, a capital baiana ofertará, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 15 mil atendimentos de saúde para a população masculina. A mobilização contra o câncer de próstata iniciou nesta terça-feira (6) no auditório da Universidade Salvador (Unifacs), na Paralela, onde foram debatidos o tema “Masculinidade e Saúde Mental”.

 “Como de costume, abordaremos a prevenção do câncer de próstata, mas entendemos que há também outras questões. Nos últimos anos, observamos um aumento de adoecimentos psíquicos nesse público. Isso é preocupante e é necessário ter um olhar apurado para esse campo”, afirma a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SMS, Adriana Miranda.- Durante todo este mês, as Unidades Básicas de Saúde vão desenvolver ações específicas para a população masculina. O Dia D da campanha acontece no próximo dia 10, quando as unidades ofertarão consultas médicas de enfermagem e odontologia, serviços de imunização, realização de testes rápidos, coleta de exames de laboratório e o encaminhamento desses homens para os serviços especializados, quando for necessário.
 
Dentro da rede de serviços de média complexidade, os multicentros terão seus horários de funcionamento estendidos até as 20h com consultas nas áreas de cardiologia, urologia e endocrinologia, além dos exames de ultrassom de abdômen total e de próstata, transrretal e eletrocardiograma. Já o Hospital Municipal oferecerá 600 consultas de urologia e exames de ultrassonografia.
 
Especialistas alertam  - Mesmo com o Novembro Azul, ainda existe um certo preconceito masculino quanto ao exame para detecção do câncer de próstata. “Isso tem que ser quebrado para que, futuramente, o pior não aconteça. Com isso, somente nesse mês de novembro, a SMS oferecerá mais de 15 mil atendimentos para que os homens possam se cuidar e colocar seus exames preventivos em dia”, informa o secretário da SMS, Luiz Galvão.
 
Para o dentista Jorge Simões, 44 anos, a resistência dos homens em se cuidar é uma questão cultural. “Hoje, na minha idade, eu sou muito mais consciente. Já fui um homem que não me preocupava nem um pouco com esse assunto, era muito negligente e isso pode ser perigoso. Campanhas como essa servem para chamar atenção de toda a população para se cuidar e dar atenção à saúde, que é essencial para todos nós”, declara.

Fonte: Secom // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM