PF realiza operação contra lavagem de dinheiro, fraudes e corrupção no RS

Foto de null

Brasil

07 de novembro de 2018 às 11h36

 | 

Foto: 

Imagem de PF realiza operação contra lavagem de dinheiro, fraudes e corrupção no RS

Oito pessoas foram presas na ação, que ocorre em 13 cidades do Rio Grande do Sul e em um município de Santa Catarina â?? Foto: Polícia Federal/divulgação

A Polícia Federal realiza na manhã desta qua-feira (7) uma operação contra os crimes de lavagem de dinheiro, fraudes e corrupção, que supostamente seriam praticados por empresários que atuam no segmento de produção de concreto, extração e comércio de areia e pedra. Conforme a PF, estão sendo investigadas 14 empresas, que são controladas por um único grupo estabelecido em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul.

Oito pessoas foram presas na ação, que ocorre em 13 cidades do estado gaúcho e em um município de Santa Catarina. Os nomes das empresas e dos presos não foram divulgados.

Além dos mandados de prisão, mais de 150 policiais federais e 16 auditores fiscais cumprem 37 mandados de busca e apreensão em Santa Maria, Porto Alegre, Bagé, Carazinho, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Garibaldi, Maquiné, Panambi, Passo Fundo, Rosário do Sul, São Sebastião do Caí, Três de Maio, e em Camboriú, em Santa Catarina.

Conforme o inquérito policial, os investigados teriam sonegado tributos e contribuições sociais, desviado patrimônio das empresas endividadas e que se encontram em recuperação judicial, e ocultado o proveito dos crimes por meio da criação de empreendimentos de fachada.

O valor do crédito constituído pela Receita Federal é de aproximadamente R$ 180 milhões. A pedido da Polícia Federal, a 7ª Vara Federal de Porto Alegre decretou a indisponibilidade de um patrimônio inicialmente estimado em R$ 81 milhões.

A ação recebeu o nome de Caementa, que segundo a polícia, é uma referência ao termo latino, que significa “pedras pequenas”. Os crimes investigados na operação são organização criminosa, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, apropriação indébita previdenciária, omissão de vigência de contrato de trabalho, crimes falimentares, fraude a licitações, extorsão e corrupção.

G1 // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM