Seis estão em briga direta contra Z4; veja as contas do Vitória

Foto de null

Esporte

14 de novembro de 2018 às 09h04

 | 

Foto: 

Imagem de Seis estão em briga direta contra Z4; veja as contas do Vitória

O triunfo da Chapecoense sobre o Santos, na segunda-feira (12), derrubou o Leão para 18° lugar no Campeonato Brasileiro e embolou a parte de baixo da tabela da Série A.

A distância do 10º colocado Fluminense, com 41 pontos, para o vice-lanterna América-MG, com 34, é de sete pontos, a menor desde 2006, quando começou o atual formato de pontos corridos com 20 times.

No caso específico do Vitória, ele está a seis pontos do Fluminense – o que significa uma diferença "tirável" em duas rodadas. Faltam cinco para acabar a Série A.

Seis times estão numa briga ainda mais direta contra a degola, a partir do 14º até o vice-lanterna: Ceará, Vasco, Sport, Chapecoense, Vitória e América. A diferença entre eles é de quatro pontos.

Graças a isso, o Vitória pode sair do Z4 com uma combinação simples de resultados, que é vencer o Sport e torcer por um dos três resultados a seguir: derrota nesta quarta-feira do Ceará para o Bahia (fora de casa), do Vasco para o Atlético-PR (em casa) ou ainda por empate ou derrota da Chapecoense na quinta-feira para o Botafogo (em casa).

O problema para o Leão é que a Chape alcançou uma pontuação muito alta para um 17º colocado. Só em 2007 isso aconteceu, quando o Corinthians, 17º, somou 41 pontos em 33 rodadas.

Isso indica que a linha de corte do rebaixamento este ano deve ser mais alta, de 44 pontos - no ano passado, o Vitória escapou com 43, porém o Coritiba caiu com a mesma pontuação. Para alcançar esse número, o rubro-negro precisaria de mais nove pontos nos cinco jogos finais - um aproveitamento de 60%, equivalente ao do Flamengo, terceiro colocado.

Para tanto, o Leão terá que pontuar como visitante. Dos cinco jogos restantes, só dois serão no Barradão, ou seja, seis pontos em disputa.

Confira a situação de cada time:

Ceará | 14º | 38 pontos

Melhor posicionado entre os que brigam contra a degola, o Vozão tem a tabela em tese mais tranquila, já que enfrenta três integrantes da parte baixa da tabela nas rodadas finais e nenhum do G6. O alvinegro tem a 7ª melhor campanha do returno da Série A.

Bahia    x    Ceará
Fluminense    x    Ceará
Ceará    x    Paraná
Atlético-PR    x    Ceará
Ceará    x    Vasco

Vasco | 15º | 38 pontos

O cruzmaltino tem a vantagem de jogar três dos últimos cinco duelos em casa. O problema é que ele pega o Palmeiras na penúltima rodada – quando o alviverde, se mantiver a diferença para o 2º colocado, de cinco pontos, pode ser sagrado campeão.

Vasco    x    Atlético-PR
Corinthians    x    Vasco
Vasco    x    São Paulo
Vasco    x    Palmeiras
Ceará    x    Vasco

Sport | 16º | 37 pontos

O Leão da Ilha vive a melhor fase entre os seis que brigam contra o rebaixamento, invicto há quatro jogos, com três triunfos e um empate. Ainda pega dois adversários diretos - primeiro o Vitória e depois a Chapecoense - e dois times do G6, Flamengo e São Paulo.

Sport    x    Vitória
Sport    x    Flamengo
Chapecoense    x    Sport
São Paulo    x    Sport
Sport    x    Santos

Chapecoense | 17º | 37 pontos

A Chape surpreendeu ao vencer o Santos fora de casa e deixou a penúltima colocação. Agora no topo do Z4, tem a vantagem de jogar três na Arena Condá, onde conquistou oito das suas nove vitórias no campeonato e só perdeu três partidas.

Chapecoense    x    Botafogo
Grêmio    x    Chapecoense
Chapecoense    x    Sport
Corinthians    x    Chapecoense
Chapecoense    x    São Paulo

Vitória | 18º | 35 pontos

O Leão, sem vencer há quatro jogos (segunda maior sequência entre os seis rebaixáveis) tem uma sequência final difícil: pega Cruzeiro fora, Grêmio no Barradão e o Palmeiras na rodada final no Allianz Parque. Precisa de nove pontos para escapar.

Sport    x    Vitória
Vitória    x    Atlético-PR
Cruzeiro    x    Vitória
Vitória    x    Grêmio
Palmeiras    x    Vitória

América-MG | 19º | 34 pontos

O Coelho tem a pior sequência da Série A, sem vencer há dez partidas, com cinco derrotas. No desespero, trocou Adilson Batista pelo técnico Givanildo Oliveira no domingo (11). Ainda pega os líderes Palmeiras e Inter fora de casa na reta final, além de só ter dois jogos em casa.

Internacional    x    América-MG
América-MG    x    Santos
Palmeiras    x    América-MG
América-MG    x    Bahia
Fluminense    x    América-MG

Correio24h // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM