Eleições OAB-BA: estudantes e professores da Faculdade de Direito da Ufba declaram apoio a Gamil Föppel

Foto de null

Bahia

16 de novembro de 2018 às 14h18

 | 

Foto: 

Imagem de Eleições OAB-BA: estudantes e professores da Faculdade de Direito da Ufba declaram apoio a Gamil Föppel

[Eleições OAB-BA: estudantes e professores da Faculdade de Direito da Ufba declaram apoio a Gamil Föppel]

Alunos e professores da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) emitiram uma nota declarando apoio ao candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA) Gamil Föppel. No texto, o grupo também contesta que o centro acadêmico da instituição apoia o concorrente Fabrício Castro.

“Na manhã do dia 16 de novembro, estudantes e professores da Faculdade de Direito da UFBA demonstram-se surpreendidos pela ampla divulgação, em diversos veículos da mídia, de um suposto apoio da comunidade estudantil ao candidato à presidência da OAB, Fabrício de Castro Oliveira, representante da chapa Avança OAB. Este recente posicionamento do CARB,  reflete só, e somente só, a convicção de alguns de seus membros”, diz a nota. 

Confira o texto na íntegra:

"Na manhã do dia 16 de novembro, estudantes e professores da Faculdade de Direito da UFBA demonstram-se surpreendidos pela ampla divulgação, em diversos veículos da mídia, de um suposto apoio da comunidade estudantil ao candidato à presidência da OAB, Fabrício de Castro Oliveira, representante da chapa Avança OAB. 

Este recente posicionamento do CARB,  reflete só, e somente só, a convicção de alguns de seus membros, à revelia dos alunos, sem a realização de qualquer consulta prévia à comunidade acadêmica, de forma que, tendo nossos representantes optado por falar por si ao invés de falar por nós, acreditamos que cabe agora aos alunos expressarem suas opiniões de forma autônoma para recuperar a voz que lhes foi usurpada.

Ocorre que, para além, de ultrapassada às competências institucionais do Centro Acadêmico Ruy Barbosa, nota-se que tal demonstração de apoio, sem qualquer base fática ou discussão prévia com o corpo estudantil, não passa da opinião pessoal de alguns componentes do CARB, que ignoram sua posição de representantes de uma classe e desconsideram a necessária estima ao pluralismo de ideias que inspiram os corredores da Egrégia. 

Mesmo com a devida vênia à toda Chapa Avança OAB, a verdade é que não havendo consenso na posição dos estudantes, faz-se necessário admitir que as propostas difundidas pelo professor Gamil Föppel, cuja campanha surge espontaneamente pelos anseios dos advogados em oxigenar o modelo de gestão da Ordem e assegurar a defesa de prerrogativas da classe, alcança amplo apoio na Faculdade, conforme atesta momento de diálogo do mesmo com as entidades estudantis ocorrido no dia 12/11, o qual o candidato Fabrício Castro negou-se a comparecer, após diversas tentativas de agendamento.

Os alunos que aqui subscrevem não apenas apoiam, como também ressaltam sua grande estima ao professor Gamil, acadêmico dedicado e competente, plenamente apto a assumir o cargo de presidente da OAB-BA. Seu conhecimento e sua militância em prol da advocacia são célebres nesta instituição, bem como no Brasil, trazendo grande prestígio à classe.

Seja pelo histórico de dedicação à docência, seja por ter assumido a missão de esmerar os resultados da OAB, a verdade é que o professor Gamil merece o reconhecimento e o respeito dos seus colegas e alunos, encontrando na Faculdade de Direito da UFBA suporte para renovar a OAB-BA.

Bnews // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM