Ligação Direta - Notícias
Salvador, 18 de Dezembro de 2018

Primeiros profissionais do Mais Médicos chegam a Cuba após deixar o Brasil

 

Médicos cubanos desembarcam no aeroporto de Havana

 

A televisão estatal cubana registrou o retorno dos primeiros médicos ao país, após o governo decidir encerrar a parceria com o programa Mais Médicos.

No vídeo, 196 médicos chegam no aeroporto de Havana, na madrugada de quinta-feira, menos de 24 horas após o anúncio da decisão. Segundo a reportagem, foi "um momento mágico de regressar à pátria com a missão cumprida". A TV não informou em que cidades do Brasil eles trabalhavam.

— Ratificamos a decisão de não seguir participando do programa Mais Médicos, no Brasil, devido às manifestações servis deste lacaio do império, o novo presidente eleito do Brasil, que não tem conhecimento nem preparo para ser presidente desse país e que não se interessa pela saúde do povo brasileiro. Nós entregamos o melhor — disse José Ángel Véliz à "CubaTV".

De acordo o site do Mais Médicos, José trabalhava em Manaíra (PB). Outras duas médicas entrevistadas estavam em Itapiuna (CE) e Benjamin Constant (AM).

Os médicos foram recebidos pela vice-ministra de Saúde Pública, Regla Angulo Pardo, que elogiou os profissionais cubanos e agradeceu pelo apoio dos brasileiros:

— Durante esses cincos anos, vi eles partirem, se prepararem, compartilhei com eles a preparação para o idioma, para a geografia do Brasil, para as condições da saúde. Não continuamos no programa Mais Médicos, mas acho importante reconhecer a maneira com que o povo brasileiro sempre tratou a nossos médicos.

Em uma outra reportagem, a TV cubana mostra o trabalho de médicos cubanos no município de Catá, em Roraima. Ressaltam que foram os primeiros médicos que chegaram ao município, em novembro de 2013. Cada profissional ali atendia cerca de 4 mil pacientes da região, em diagnósticos como lepra, tuberculose e zika. A reportagem também apresenta um discurso da ex-presidente Dilma Roussef que elogia o trabalho dos médicos cubanos "que deram mostra de solidariedade" e agradece a parceria com o Brasil.

 

Extra/// Figueiredo 

Postado em 17 de Nov 2018 as 08 : 14 : 56

 

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados