Perspectiva de corte de cargos leva tensão a órgãos públicos: servidores apagam críticas a Bolsonaro nas redes

Foto de null

Política

19 de novembro de 2018 às 05h27

 | 

Foto: 

Imagem de Perspectiva de corte de cargos leva tensão a órgãos públicos: servidores apagam críticas a Bolsonaro nas redes

 

A Empresa Brasil de Comunicação, EBC, pode ser extinta no futuro governo Bolsonaro Foto: Ailton de Freitas / Agência O Globo

 

- Nos ministérios e órgãos federais, a possibilidade de serem aproveitados pelo futuro governo já tem repercutido entre os servidores que desejam manter seus cargos. Há relatos de funcionários que passaram a apagar comentários contrários a Jair Bolsonaro nas redes sociais, para evitar que as críticas possam prejudicá-los na disputa por cargos de coordenação na futura gestão.

Os anúncios feitos pelo presidente eleito de extinções e fusões de ministérios, além de privatizações de empresas públicas, causam apreensão entre funcionários desses órgãos.

Em entrevista após ser eleito, Bolsonaro disse que quer extinguir a TV Brasil, um dos principais veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O anúncio, assistido por funcionários durante o expediente, provocou choro na redação, conta uma servidora que pede anonimato. Enquanto associações e sindicatos de servidores tentam contato com interlocutores da gestão Bolsonaro, funcionários vivem em compasso de espera.

Três dias depois da eleição, Edvaldo Cuaio, representante dos empregados no Conselho de Administração da EBC, conseguiu um encontro com o general Augusto Heleno, braço-direito de Bolsonaro e futuro ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em um café em Brasília. Ele contou ter repassado dados sobre a empresa pública e deixado uma pasta com o general, que se mostrou cortês e atencioso.

 

O Globo/// Figueiredo 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM