Por falta de apoio Caminhada da Liberdade é cancelada em Salvador

Foto de null

Geral

20 de novembro de 2018 às 04h49

 | 

Foto: 

Imagem de Por falta de apoio Caminhada da Liberdade é cancelada em Salvador

 

Marcha da Consciência Negra seria realizada na tarde desta terça-feira, 20 - Foto: Alessandra Lori | Ag. A TARDE

 

A tradicional Caminhada da Liberdade, que celebra o Dia da Consciência Negra, não será realizada este ano. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 19, pelo coordenador do Fórum de Entidades Negras da Bahia, Jorge Antônio.

Um dos integrantes da entidade, o presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô dos Santos, lamentou e explicou que, apesar da importância e beleza da mobilização, a falta de apoio financeiro dificulta a realização de mais uma edição do evento na tarde desta terça, 20.

Esta seria a 18ª edição da marcha da Consciência Negra, que tem saída na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê localizada no bairro da Liberdade, e tem como destino final o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador.

Luta e resistência

Ao longo de todo o percurso, a Caminhada da Liberdade reúne milhares de pessoas que seguem embaladas pela música e percussão dos tambores de blocos afros tradicionais, como Ilê Aiyê, Muzenza, Malê Debalê e Os Negões.

Durante as suas edições, o evento homenageou importantes personalidades do movimento negro e traz à tona questões sobre a importância de valorizar a história de luta e resistência do povo negro.

Conen

Já a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) mantém a 39ª Marcha da Consciência Negra com concentração, às 14h, no Campo Grande, e encerramento na  Praça Municipal de Salvador.

A entidade homenageará lideranças como Osvaldo Orlando da Costa (1938-1974), líder revolucionário da guerrilha do Araguaia; Marielle Franco, feminista, ativista dos Direitos Humanos e vereadora do Rio de Janeiro assassinada este ano; mestre Moa do Katendê, capoeirista; e o jovem Charlione Lessa Albuquerque, ambos assassinados durante as eleições.

 

A Tarde/// Figueiredo 

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM