Comércio de Salvador corre o risco de não abrir no domingo (25)

Foto de null

Ligação Direta

21 de novembro de 2018 às 12h05

 | 

Foto: 

Imagem de Comércio de Salvador corre o risco de não abrir no domingo (25)

As lojas de Salvador poderão está fechadas no domingo (25), caso não ocorra assinatura da convenção coletiva. Segundo Jaelson Dourado, presidente do Sindicato dos Comerciários, desde março a categoria vem buscando um acordo com o setor patronal, entretanto no dia 8 de novembro foi feito um acordo com a 18ª Vara do Trabalho, para dar um tempo de análise ao setor patronal, mas o tempo expirou e a convenção coletiva não foi assinada.  

“Deixamos a proposta com sindilojas, mas eles não retornaram”, disse Jaelson Dourado, presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador.

Entenda:

A convenção coletiva é uma série de negociações entre a classe e os representantes patronais típicos daquela classe. Nestas negociações discutem-se termos como o piso salarial, as normas de trabalho, as jornadas e as questões relacionadas à flexibilidade das regras para cada tipo de função.

Se os termos negociados e estabelecidos forem aprovados pelos trabalhadores através de seu sistema de representatividade, assina-se a Convenção Coletiva de Trabalho, cujas regras passam a ser válidas e aplicáveis e para todos os integrantes daquela categoria profissional. Embora a imagem pública de uma Convenção Coletiva de Trabalho esteja geralmente associada às demandas sindicais, ela também é um instrumento patronal.

O acordo da convenção venceu na última segunda-feira (19) que acontece entre o Sindicato dos Comerciários de Salvador e o Sindicato dos Lojistas do Comércio da Cidade do Salvador (Sindilojas).  Segundo informações do repórter Emídio Pinto, da rádio Nova Salvador FM, a última audiência referente ao caso na 18ª Vara da Justiça, representantes do Sindilojas não compareceram.  De acordo com Jaelson Dourado, não há disposição da parte do Sindilojas em assinar a convenção, no qual só vem prejudicar a economia da cidade.

Jaelson Dourado ainda afirmou que está em contato constante com os representantes do Sindilojas, sendo que foi acertado o aumento de 2.8% para o piso salarial, 2% para quem ganha acima do salário, além de 2.8% para alimentação. Porém para Jaelson Dourado, o que setor patronal não que dar o retroativo dos trabalhadores, que acaba se tornando um empecilho entre ambos. O Sindicato dos Comerciários aguarda a assinatura até o final do dia, caso não ocorra assinatura as lojas irão fechar.

Da redação // ACJR
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM