Itapebi: Ponte sobre Rio Jequitinhonha na BR-101 é alvo de preocupação

Foto de null

Bahia

28 de novembro de 2018 às 09h18

 | 

Foto: 

Imagem de Itapebi: Ponte sobre Rio Jequitinhonha na BR-101 é alvo de preocupação

Itapebi: Ponte sobre Rio Jequitinhonha na BR-101 é alvo de preocupação

O estado da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em um trecho da BR-101 em Itapebi, na Costa do Descobrimento, sul baiano, tem sido motivo de preocupação. Sinais de erosão são percebidos na base e nos pilares da ponte que tem mais de 500 metros de extensão. Diante da situação, o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] foi acionado. Ofícios que pedem intervenção do órgão foram enviados pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Eunápolis e pelo deputado federal Aleluia.

A Ordem e o congressita cobram medidas urgentes de manutenção do equipamento. A Comissão de Meio Ambiente da OAB-BA pediu que o Dnit faça uma avaliação imediata, com emissão de laudo técnico, para saber se há risco de desabamento da ponte. Conforme Thiago Suaid, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, são necessárias medidas de reparo e mitigação, para que não haja maior exposição dos usuários a riscos. Já o legislador cobrou vistoria para que seja evitada “uma tragédia”.

Ainda segundo o site, milhares de veículos trafegam diariamente pela ponte inaugurada em 1962. No sábado (24), em resposta a uma consulta feita pela Associação dos Engenheiros e Técnicos da Costa do Descobrimento (Associenge), o superintendente do Dnit da Bahia, Amaury Lima, afirmou que já existe um projeto de recuperação da ponte.

Bn // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM