Valença ganha feira de produtos orgânicos e agroecológicos

Foto de null

Municípios

14 de dezembro de 2018 às 07h45

 | 

Foto: 

Imagem de Valença ganha feira de produtos orgânicos e agroecológicos

Valença ganha feira de produtos orgânicos e agroecológicos

O município de Valença, no Território de Identidade Baixo Sul, passa a ter mais uma feira da agricultura familiar. Foi inaugurada, nesta quinta-feira (13), no bairro Novo Horizonte, a Feira da Agricultura Familiar Solidária, que vai comercializar produtos de cerca de 60 famílias de agricultores da região. Para dar estrutura e maior comodidade para os agricultores, 20 barracas de feira foram entregues. 

A ação é parte da execução de um convênio do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que visa dar segurança e higiene para a comercialização de produtos em feiras livres, além de proporcionar a organização do espaço, dando assim uma maior comodidade e conforto aos consumidores.

De acordo com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, esse é um exemplo do trabalho que a secretaria vem executando, de geração de emprego e renda. “Acreditamos que é mais uma oportunidade para o povo do rural movimentar a economia e para as mais de 7 mil famílias que vivem nesses conjuntos habitacionais, de contarem com alimentação de qualidade na porta de casa”, afirmou. 

Na feira, é possível encontrar produtos in natura como frutas, verduras e hortaliças, processados como sequilhos, biscoitos e chocolates, além de ovos, peixe e queijos produzidos por famílias dos municípios de Ituberá, Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Camamu, Igrapiúna, Ibirapitanga e Valença.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou que os alimentos postos à venda são os mesmos que os agricultores dão para as famílias deles. "Isso tudo foi preparado com muito carinho, sem agroquímicos, são produtos de qualidade. Esse encontro do campo com a cidade beneficia as duas partes: quem está comprando e quem está vendendo, dando incentivo a quem está plantando e produzindo”, disse. 

A ação é uma iniciativa da Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar (ASCOOB), em parceria com a SDR, por meio da CAR, e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), as Associações da Construir Melhor, SOS Natureza e os Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura Familiar. A feira também tem apoio das prefeituras municipais das cidades de Ituberá, Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Camamu, Igrapiúna, Ibirapitanga e Valença.

Durante o evento, foi assinado ainda o convênio do edital do Bahia Produtiva, Alianças Produtivas, com a Central Mata Atlântica, no município de Nilo Peçanha, beneficiando 100 famílias. O convênio prevê a aquisição de equipamentos para instalação de agroindústria do Guaraná e laboratório de análise físico-químico.

Secom // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM