Temer: ‘Eu fiz um governo semiparlamentarista’

Foto de null

Política

17 de dezembro de 2018 às 10h06

 | 

Foto: 

Imagem de Temer: ‘Eu fiz um governo semiparlamentarista’

Foto: Beto Barata/ PR

O presidente da República, Michel Temer (MDB), afirmou ao programa Poder em Foco, no SBT, que fez um governo “semiparlamentarista”. “Eu fiz um governo semiparlamentarista e trouxe o Congresso para governar comigo. Algo que, no passado, não acontecia”, afirmou na entrevista veiculada na madrugada desta segunda (17).

Ainda sobre seu estilo de governar, Temer ironizou a expressão “toma lá, dá cá”. “Não tem nada de toma lá dá cá. Essa história foi criada. As pessoas não percebem que as emendas [parlamentares] são impositivas [ou seja, são obrigatórias, não cabendo negociação posterior]”, afirmou sem se prolongar na explicação do funcionamento dessas emendas.

Ele também minimizou os protestos que recebeu logo após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. “Eu apanhei o governo numa situação de muita contestação. Quando o presidente é impedido, assume o vice, com toda naturalidade”.

Temer, porém, elogiou Dilma “moralmente”: “Eu tenho a impressão de que ela é uma senhora correta, honesta. Eu não tenho essa impressão de que ela seja alguém que chegou ao governo para se apropriar das coisas públicas”, disse. “Nunca tive essa impressão e confesso que continuo não tendo”, concluiu.

Questionado sobre as expectativas em relação ao seu sucessor, Jair Bolsonaro (PSL), disse que sua “expectativa é positiva”.

“Na democracia é assim: Há um momento em que o povo quer mudar tudo. Quando Lula foi eleito, foi assim. E mudaram. E essa mudança persistiu por vários anos. Agora, optou-se por uma forma ‘contra tudo que estava aí'”, comparou. Para ele, o próximo governo vai manter as reformas que implantaram ou, até mesmo, ampliá-las. “E eu acho que o governo Bolsonaro vai votar [a Reforma da Previdência] no começo do ano que vem”.

A respeito das denúncias que pesem contra si, Temer negou que irá para Portugal após o fim de seu mandato, disse que ficará em sua casa em São Paulo (SP) e se mostrou confiante em relação às denúncias que recebeu.

“Quando eu sair da Presidência o foco não será mais político, vai para o foco jurídico. [Não há] nem preocupação minha, nem dos advogados. Essa denúncia gerou duas manifestações da Câmara como se fosse um pedido de impeachment. E o que a Câmara fez? Negou”, afirmou o presidente.

Bahia.ba // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM