Justiça determina que corpo de Mãe Stella seja transferido para Salvador

Foto de null

Bahia

28 de dezembro de 2018 às 14h46

 | 

Foto: 

Imagem de Justiça determina que corpo de Mãe Stella seja transferido para Salvador

[Justiça determina que corpo de Mãe Stella seja transferido para Salvador]

A juíza Caroline Rosa de Almeida Velame Vieira, da comarca de Nazaré do Tribunal de Justiça da Bahia, determinou a imediata transferência do corpo de Mãe Stella de Oxóssi para o Ilê Axé Opô Afonjá, localizado em Salvador. Na decisão, a magistrada proibiu que o sepultamento seja realizado em Nazaré, onde ocorre o velório hoje (28).

O pedido havia sido feito pela Sociedade Cruz Santa, entidade civil que mantém e administra o Ilê Axé Opô Afonjá, ainda durante a madrugada. Na ação, argumenta-se a necessidade de urgência para que o pedido fosse apreciado pela juíza por conta da importância da realização de rituais do candomblé.

"O velório e sepultamento fora do espaço religioso é um agravo e afronta a toda a uma tradição religiosa Africana e a sua comunidade. Importante ressaltar, que Iya Stella de Oxossi foi iniciado nos idos de 1925, e sempre viveu intra muros no candomblé do São Gonçalo, sendo entronizada Iyalorixá, ou seja, a suma sacerdotisa do culto dos orixá em 1976, passando a residir desde então neste espaço sagrado", declarou a Cruz Santa.

A juíza apreciou a argumentação e reconheceu a necessidade de preservanção do patrimônio cultural e do legado de Mãe Stella. A magistrada declarou que "causará menos prejuízo se o velório se der em Salvador, visto que assim se estará evitando que todo um culto religioso seja violado ante a alteração do lugar do sepultamento da Iya Stella de Oxossi, ainda que indo contra o exercício da companheira de escolher o local de sepultar o corpo conforme direito que lhe assiste".

Companheira de Mãe Stella, a psicóloga Graziela Domini vai recorrer. Segundo ela, a própria ialorixá deu início aos ritos antes de morrer.

Metro1 // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM