Primeiro regente do Olodum, percussionista Valdir Lascada morre em Salvador

Foto de null

Salvador

02 de janeiro de 2019 às 11h02

 | 

Foto: 

Imagem de Primeiro regente do Olodum, percussionista Valdir Lascada morre em Salvador

Percussionista Valdir Lascada (no centro, com o microfone na mão) durante homenagem em Salvador â?? Foto: Reprodução/Facebook

Morreu na terça-feira (1º), em Salvador, o mestre em percussão Valdir Lascada, criador de várias inovações nos ritmos afro-baianos.

Mestre Valdir foi o primeiro regente da banda Olodum, entre 1979 e 1982, e é considerado um dos pais do samba reggae. O músico passou também pelos blocos Ilê Ayê, Os Ritmistas do Samba e Neto Balla.

Valdir tinha 63 anos e teve complicações de saúde por conta da diabete, segundo informou Alaide do Feijão, cozinheira baiana que foi companheira de Valdir por 25 anos. O casal teve uma filha, que hoje tem 30 anos.

O sepultamento de Mestre Valdir vai ser às 11h desta quarta, no Cemitério da Quinta dos Lázaros, em Salvador.

Alguns percussionistas baianos, como Mario Pam e Jackson Nunes, homenagearam Mestre Valdir através de mensagens nas redes sociais.

Em 2017, Valdir Lascada também foi homenageado pelo grupo Tambores do Mundo no "Encontro dos Mestres" realizado no Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo, assim como na "Sessão Especial em Homenagem aos Batuqueiros, Ritmistas e Percussionistas da Bahia", realizada na Câmara Municipal de Salvador.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM