Autorizadas obras para melhorar navegação nos terminais de Mar Grande e Bom Despacho

Foto de null

Bahia

09 de janeiro de 2019 às 04h55

 | 

Foto: 

Imagem de Autorizadas obras para melhorar navegação nos terminais de Mar Grande e Bom Despacho

 

Ilha

 

O governador Rui Costa visitou, nesta terça-feira (8), o município de Vera Cruz, situado na Ilha de Itaparica, onde assinou ordem de serviço para início das obras de drenagem e derrocagem do canal de navegação do Terminal Hidroviário de Mar Grande.

As intervenções irão aumentar o nível do canal, permitindo que não haja interrupções nos trajetos mesmo durante os períodos de maré baixa. Atualmente, o serviço é suspenso quando a maré está baixa, pela impossibilidade de atracação das embarcações no terminal por causa da pouca profundidade no canal.

Com investimento de R$ 7,8 milhões do Governo do Estado, a obra vai beneficiar os moradores dos municípios situados na Baía de Todos-os-Santos, e tem prazo de conclusão estimado em oito meses.

Durante o evento de assinatura, o governador agradeceu a receptividade dos moradores. “Em todo lugar que chego recebo esse carinho do povo da Bahia e isso me motiva. Estou muito feliz hoje, porque essa obra era muito esperada pela população aqui da ilha. E podem ter certeza que o trabalho não vai parar”, garantiu Rui Costa.

Executada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a obra prevê a retirada de mais de cem mil metros cúbicos de pedras e rochas que estão submersas no canal e que impedem a plena navegação. A coleta do material irá aumentar a profundidade da água de dois a três metros.

Bom Despacho

O governador também autorizou o início das obras de dragagem do canal de navegação do Terminal Marítimo de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, a fim de permitir a operação do Sistema Ferry Boat com mais segurança de navegação.

A intervenção terá investimento de R$ 1,1 milhão. O Terminal é uma das principais entradas de pessoas e mercadorias para os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), além de interligar a capital às regiões do baixo sul, sul, extremo sul e demais regiões do Brasil, e compõe o principal conjunto de infraestrutura de transporte hidroviário de passageiros da Bahia.

Secom // AO // Figueiredo 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM