Confira esquema especial de serviços para a Lavagem do Bonfim

Foto de null

Salvador

14 de janeiro de 2019 às 17h11

 | 

Foto: 

Imagem de Confira esquema especial de serviços para a Lavagem do Bonfim

Fiéis durante cortejo na Cidade Baixa, no dia da Lavagem do Bonfim, em Salvador â?? Foto: Elias Dantas/Ag. Haack

Um esquema especial de trânsito, saúde e fiscalizações foi montado para o ordenamento da Lavagem do Bonfim, que será na quinta-feira (17), na Cidade Baixa, em Salvador. [Confira abaixo]

Novena que dá início a festejos do Senhor do Bonfim
No dia da festa, que este ano tem como tema "Jesus, o amado Senhor do Bonfim", milhares de fiéis se reúnem na Cidade Baixa para participar de missas e de uma das maiores caminhadas religiosas do estado, que ocorre entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e a Colina Sagrada, no Bonfim.

A Lavagem sempre ocorre três dias antes do dia oficial do Nosso Senhor do Bonfim, que todo ano é celebrado no segundo domingo após o dia 6 de janeiro, data em que a igreja católica realiza a Festa de Reis. Este ano, Nosso Senhor do Bonfim será celebrado no dia 20 de janeiro.

Veja as mudanças no trânsito e demais serviços com esquema especial no dia da lavagem:
Na quinta-feira, o sentido do fluxo de determinadas vias do Comércio e da Cidade Baixa será alterado;

Avenida Engenheiro Oscar Pontes terá mão-dupla entre a Rua Estado de Israel e o acesso ao Ferry Boat, a partir das 5h da quinta-feira (17). A partir das 6h, terão sentido único de trânsito a Rua Boa Vista, na direção Rua Resende Costa, e a Rua Luiz Régis Pacheco.
Ruas que terão sentido único de tráfego na quinta-feira, das 8h às 4h do dia seguinte; na sexta (18) e sábado (19), das 18h às 4h do dia seguinte e no domingo (20), das 13h às 4h do dia seguinte:
- Rua Augusto Mendonça e Rua Polidoro Bittencourt (sentido Dendezeiros/Boa Viagem)
- Rua Visconde de Caravelas (a partir do Largo do Papagaio) 
- Rua Henrique Dias (em toda extensão), no sentido Ribeira/Largo de Roma,

Saúde
No dia da Lavagem do Bonfim, os fiéis contarão com um módulo assistencial montado ao lado da Colina Sagrada, que funcionará das 7h às 21h, conforme informou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A estrutura terá cinco leitos e uma equipe multidisciplinar composta por três médicos, três enfermeiros e três técnicos de enfermagem. Além disso, duas ambulâncias (básica e avançada) vão acompanhar todo o trajeto do cortejo. As Unidades de Pronto-Atendimento Barris, San Martins e 16º Centro ficarão na retaguarda para dar suporte ao público.

Vendedores ambulantes
Quem comercializar comidas e bebidas no percurso precisa estar atento às recomendações de higiene e segurança previstas pela legislação municipal, conforme informou a prefeitura de Salvador.

Não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, carros-prancha, fogareiros, caixotes, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também é vetado o uso de embalagens reaproveitadas, de louças, alumínio ou de vidro, que devem ser substituídas por descartáveis.

Todo material irregular pode ser apreendido pelas equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e encaminhado para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), situado na Avenida San Martin, na sede da Guarda Civil Municipal. Para recuperar os itens, o permissionário deve comparecer à Segub depois do encerramento da festa, com documento de identidade, auto ou lacre de apreensão, mediante pagamento de multas, que vão de R$ 74,05 a R$ 145,98.

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) também terá equipes em campo para realizar fiscalizações, no intuito de coibir a ocupação e uso de marquises, exibição de publicidade e de atividades irregulares, além de orientar os proprietários de bares sobre a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro.

O órgão informa que qualquer estrutura de palco que venha ser montada no percurso tem que estar licenciado pela Central Integrada de Licenciamento de Evento (CLE). Também não serão permitidos panfletagem, colocação de faixas e placas alusivas nas ruas.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM