1 a cada 3 barragens da Vale pode causar tanto estrago quanto a de Brumadinho

Foto de null

Geral

30 de janeiro de 2019 às 05h56

 | 

Foto: 

Imagem de 1 a cada 3 barragens da Vale pode causar tanto estrago quanto a de Brumadinho

 

Bombeiros retiram o corpo de uma das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) â?? Foto: Mauro Pimentel/AFP

 

Uma em cada três barragens da mineradora Vale pode causar grandes perdas humanas e ambientais caso se rompa. 

Segundo dados da Agência Nacional de Águas, a empresa tem 175 barragens, das quais 56 estão na categoria de "alto dano potencial associado". A classificação avalia as possíveis perdas de vidas humanas e os prejuízos sociais, econômicos e ambientais em caso de rompimento. 

Nessa mesma categoria também estava a barragem de Brumadinho (MG) que se rompeu na sexta-feira (25). Ao menos 84 pessoas morreram e outras 276 estão desaparecidas. 

O número de reservatórios de alto dano potencial da Vale supera o de barragens que a empresa anunciou nesta terça (29) que serão fechadas.

O número de reservatórios de alto dano potencial da Vale —51 em Minas e seis no Pará— supera o de barragens que a empresa anunciou nesta terça (29) que serão fechadas.

Segundo o presidente da mineradora, Fabio Schvartsman, as dez barragens a montante da companhia, todas em Minas, serão encerradas. Por esse modelo, o reservatório é feito em "degraus" erguidos à medida que a quantidade de rejeitos aumenta.

O desenho foi usado em Brumadinho e em Mariana (MG), e, embora mais barato, é considerado o menos seguro.

"É um plano definitivo, para não deixar dúvida de que todo o sistema da Vale está absolutamente seguro", disse Schvartsman.

.

Folha// Figueiredo 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM