Árvore de 5.000 anos britânica muda de sexo

Foto de null

Mundo

03 de novembro de 2015 às 08h31

 | 

Foto: 

Imagem de Árvore de 5.000 anos britânica muda de sexo

Uma árvore da Escócia, que teria cerca de 5 mil anos, começou a mudar de sexo. O fenômeno "raro" é confirmado por cientistas, que ainda tentam explicar as causas.

De acordo com declarações da AFP Max Coleman, um botânico no Royal Botanic Garden de Edimburgo,  o "Teixo de Fortingall", em Perthshire, na região central da Escócia, foi catalogado por séculos como uma árvore masculina, mas o recente aparecimento de bagas, tipo de frutos, sugere uma mudança de sexo.

"Este é um evento raro (...) e não completamente explicado", disse o cientista, que afirma que esta tendência poderia ser devido a uma mudança no equilíbrio hormonal do teixo: “O estresse ambiental é uma das coisas que pode ter causado" esse fenômeno, acrescentou. A árvore está saudável, e suas transformações terão nossa especial atenção", assegurou Max Coleman.

O teixo está no pátio de uma antiga igreja. Apesar de ser chamada pela imprensa britânica como a "árvore mais antiga" do Reino Unido, a sua idade exata ainda não foi determinada. Para dar uma avaliação, os cientistas compararam seu tamanho atual com as medidas tomadas há vários séculos.

(Foto: Reprodução / Creative commons)

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM