Estados terão alívio no caixa em troca de apoio à Previdência

Foto de null

Governo

12 de fevereiro de 2019 às 05h45

 | 

Foto: 

Imagem de Estados terão alívio no caixa em troca de apoio à Previdência

 

Palácio do Planalto Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo

 

Para conseguir o apoio dos governadores à reforma da Previdência, o governo estuda incluir no texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que será apresentada ao Congresso artigos que podem dar um alívio de caixa para os cofres estaduais.

Uma das medidas é a antecipação de receitas futuras. A ideia é permitir que governos regionais possam antecipar recursos ao repassar para as mãos de terceiros receitas que têm a receber por meio de Fundos de Participação (FPE), créditos tributários - inclusive ICMS, IPVA e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) - e dívida ativa.

Existe, no entanto, a exigência de que os valores arrecadados só poderão ser destinados aos fundos previdenciários que os governos regionais precisarão criar para assegurar o pagamento das aposentadorias e pensões. Esses fundos ficarão apartados dos orçamentos estaduais para evitar o uso dos recursos para outras finalidades.

Os gastos com previdência são os que mais pesam nos cofres estaduais. Se for possível trazer receitas futuras para o presente, será viável abrir espaço nos orçamentos, explicou um interlocutor. Os governadores poderão usar os recursos para pagar aposentadorias atrasadas e cobrir o rombo gigantesco dos regimes próprios - que fechou em R$ 86 bilhões em 2018 no conjunto das unidades da federação.

 

O Globo/// Figueiredo 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM