Projeto de Rodrigo Maia pode acabar com Fundação Doutor Jesus, de Isidório

Foto de null

Política

12 de fevereiro de 2019 às 05h26

 | 

Foto: 

Imagem de Projeto de Rodrigo Maia pode acabar com Fundação Doutor Jesus, de Isidório

 

Resultado de imagem para fotos do deputado sargento isidório

 

Comunidades terapêuticas com foco no tratamento de dependentes químicos de todo o Brasil, mantidas em convênio com o governo, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal, podem ser afetadas por um projeto de lei sugerido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), que prevê a imposição de regras ao funcionamento desses locais.

Somente na Bahia, a medida afetaria no mínimo 12 entidades e cerca de 1.200 beneficiados. A lista inclui a Fundação Doutor Jesus, comandada pelo deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante).

O texto do Projeto de Lei (PL) entregue na última quinta-feira (7), proíbe "qualquer modalidade de internação" neste tipo de estabelecimento e determina que o paciente só deve ser internado "excepcionalmente" e sempre em unidades de saúde após autorização de um médico. "É vedada a realização de qualquer modalidade de internação nas comunidades terapêuticas acolhedoras", diz o projeto ..

Apesar da utilização do termo "acolhimento", a maioria das comunidades terapêuticas, na prática, adotam protocolos de internação para tratamento de dependentes químicos. Durante o período em que as pessoas estão sendo submetidas ao tratamento, elas costumam permanecer nas dependências da entidade.

Segundo dados da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), caso aprovado, o PL afetaria além das 12 comunidades terapêuticas conveniadas com o governo do estado por meio do Sistema Bahia Viva, as entidades conveniadas com a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), e também a Fundação Doutor Jesus.

Ainda conforme a SJDHDS, esses locais "prestam serviços de acolhimento residencial transitório que não são da rede de atenção psicossocial de saúde".

 

BNotícias/// Figueiredo 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM