Forte chuva isola cidades, mata 2 e deixa desaparecidos na Grande São Paulo

Foto de null

Brasil

11 de março de 2019 às 07h38

 | 

Foto: 

Imagem de Forte chuva isola cidades, mata 2 e deixa desaparecidos na Grande São Paulo

Alagamentos interditam vias e travam trânsito em SP â?? Foto: Reprodução/TV Globo

A forte chuva que começou na noite de domingo (10) e se estende pela segunda (11) provocou alagamentos em diversas regiões da Grande São Paulo e bloqueou vias de acesso para a capital paulista. A previsão é de mais chuva durante o dia.

Veja o que está acontecendo

Desabamento deixou 2 mortos, 2 feridos e 2 desaparecidos em Ribeirão Pires
Na Zona Leste, uma criança ficou ferida em estado grave
Rodízio de veículos está suspenso
Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) está fechada
Marginal Tietê tem alagamentos e está com alerta para transbordamento
Via Anchieta tem interdição na altura da antiga Uniban
Avenida do Estado tem vários pontos de alagamento
Córrego da Mooca e Rio Tamanduateí transbordaram
Os lugares mais afetados são os bairros de Vila Prudente e Ipiranga, e as cidades do ABC. Os bombeiros contabilizam 312 ocorrências de enchentes, 121 quedas de árvore, 23 ocorrências de desabamento e 3 deslizamentos graves.

Em Ribeirão Pires, no ABC Paulista, o desabamento de uma casa deixou 2 mortos e dois feridos. Há duas pessoas soterradas, informou o Corpo de Bombeiros.

Em São Rafael, Zona Leste da capital, um deslizamento de terra atingiu uma casa. A mãe e duas crianças ficaram feridas – uma delas em estado grave. Em Embu, na Grande SP, o desabamento de uma casa deixou 3 feridos graves.


No bairro do Sacomã, no sudeste da capital, carros foram levados pela força da água e outros veículos ficaram ilhados pela enchente forçando seus ocupantes a ficarem no teto dos veículos.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) informou que há 18 pontos intransitáveis na cidade (veja a lista dos pontos ao final desta reportagem). A circulação de trens na Linha 10-Turquesa da CPTM está interrompida, sem previsão de normalização.

A Marginal Tietê está em estado de alerta para transbordamento, com risco elevado nas pontes da Dutra, Piqueri e Limão, segundo o CGE.

A Prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio e da Zona Máxima de Restrição de Circulação, e liberação da circulação de fretados e da Zona Azul.

Saídas para a capital a partir de Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul estão interditadas em razão do alagamento. Um trecho da Via Anchieta, principal via de ligação do ABC Paulista com São Paulo, também tem a passagem de carros impossibilitada na altura da antiga Uniban.

A Defesa Civil e os bombeiros usaram botes para resgatar pessoas que estavam ilhadas em pontos de ônibus no ABC Paulista.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), divulgou vídeo por volta das 22h pedindo para os moradores não tentarem passar pelos pontos mais comprometidos pelas enchentes.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, por volta das 22h do domingo houve transbordamento do Córrego da Mooca e do Rio Tamanduateí na Avenida do Estado.

Jundiaí
A Sabesp alertou que a represa Jundiaí, no interior do estado, está em estado de alerta e, caso a chuva persista, a água pode começar a escoar e atingir os seguintes bairros da cidade:

Jardim Santos Dumont 2 e 3;
Jardim Aeroporto 1 e 2;
Jundiapeba;
Várzea do rio.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM