Fachin mantém na Justiça Federal investigação sobre compra de apoio político para Dilma que envolve Edinho

Foto de null

Política

13 de março de 2019 às 14h18

 | 

Foto: 

Imagem de Fachin mantém na Justiça Federal investigação sobre compra de apoio político para Dilma que envolve Edinho

Resultado de imagem para Fachin mantém na Justiça Federal investigação sobre compra de apoio político para Dilma que envolve Edinho

O ministro Edson Fachin, do Supremo, negou seguimento – julgou inviável – à Reclamação (RCL) 33409, apresentada pela defesa do ex-ministro Edinho da Silva (PT) contra a remessa à Justiça Federal de investigações sobre a suposta compra de apoio político na campanha de Dilma Rousseff à Presidência em 2014.

Edinho foi ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) e tesoureiro da campanha de Dilma. Atualmente, é prefeito de Araraquara (SP). Na reclamação, sua defesa pretendia que a investigação prosseguisse na Justiça Eleitoral, informou o site do Supremo. As investigações foram instauradas inicialmente no âmbito do STF (Inquérito 4432) a partir das delações premiadas de executivos do grupo Odebrecht.

Após a exoneração de Edinho do cargo de ministro, o Supremo declinou de sua competência primeiro para o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3) e, posteriormente, à Justiça Eleitoral do Distrito Federal, ‘tendo em vista que as apurações diziam respeito à prática de crime eleitoral’. A juíza da 1.ª Zona Eleitoral de Brasília, no entanto, acolhendo manifestação do Ministério Público Eleitoral, determinou o arquivamento em relação à suposta prática de crime eleitoral e declarou-se incompetente para julgar os crimes comuns a ele conexos. Com isso, o processo foi remetido para a 10.ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

Estadão // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM