Tartaruga de 20 anos e 40kg é devolvida à natureza na BA após 4 meses de tratamento contra pneumonia

Foto de null

Bahia

19 de março de 2019 às 09h21

 | 

Foto: 

Imagem de Tartaruga de 20 anos e 40kg é devolvida à natureza na BA após 4 meses de tratamento contra pneumonia

Tartaruga de 20 anos e 40kg é devolvida à natureza após 4 meses de tratamento, reabilitação e cura  de pneumonia â?? Foto: Divulgação/SEMA

Uma tartaruga de aproximadamente 20 anos, 40kg e 70 cm de comprimento foi devolvida à natureza, em Praia do Forte, município de Mata de São João, região metropolitana de Salvador, após quatro meses de tratamento, reabilitação e cura de uma pneumonia.

Tartaruga ferida em praia do sul da BA se recupera com soro
De acordo com informações da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), o animaç, da espécie cabeçuda, solto no sábado (16), tinha sido encontrado preso em uma rede pesca no sul do estado e enviado para avaliação no Projeto Tamar, em Praia do Forte.

Após os quatro meses de tratamento, os biólogos atestaram que a tartaruga já estava apta para retorno ao seu habitat natural. A soltura dela na praia foi acompanhada por dezenas de pessoas.

A soltura dela marcou o evento de entrega de títulos de postos avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), neste sábado, em Praia do Forte.

Além do projeto Tamar, outras três institucionais foram certificadas com o título de postos avançados da RBMA: o Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Litoral Norte do Estado da Bahia – SCRBMALN, o Parque Municial Klaus Peters, o Ecoparque da Mata e RPPN Lontra.

Para ser reconhecida como um Posto Avançado (PA), aprovado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, é necessário que a instituição desenvolva pelo menos duas das três funções básicas da Reserva, nos âmbitos da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica.

O estado da Bahia é o que mais tem Postos Avançados reconhecidos pelo Conselho Nacional da RBMA — 15 ao todo.

Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos na RBMA.

A Reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que hoje é adotado internacionalmente. Seus objetivos básicos são a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM