Feira de Santana: greve de professores da rede municipal completa 11 dias

Foto de null

Bahia

21 de março de 2019 às 14h05

 | 

Foto: 

Imagem de Feira de Santana: greve de professores da rede municipal completa 11 dias

[Feira de Santana: greve de professores da rede municipal completa 11 dias]

A greve dos professores e funcionários das escolas municipais de Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador, completa 11 dias nesta quinta-feira (21). A categoria decidiu pela greve após assembleia realizada no dia 7 de março.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) informou que a categoria está em campanha salarial desde novembro do ano passado. Os professores pedem reajuste salarial de 4,7%, reformulação do Plano de Carreira Unificado, aumento da Função Gratificada (FG) dos diretores, que atualmente está no valor de R$ 176, e reabertura das negociações sobre os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

Além disso, os trabalhadores querem alteração de carga horária de todos os professores e o restabelecimento do convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), para a formação profissional, chamada de Profuncionário. Os educadores também reclamam da estrutura física das escolas e da falta de merenda para os alunos.

Na quarta-feira (20), estudantes do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães pararam as aulas para protestar e pedir aparelhos de ar condicionado. Por causa dos protestos, as foram suspensas. Nas imagens é possível perceber a presença de alunos cantando músicas.

O assunto foi discutido na Câmara de Vereadores, no último dia 13. Em pronunciamento, o vereador Zé Filé (PROS) criticou a educação ofertada pelo Município. “Já são 49 mil alunos fora da sala porque o prefeito não chama os professores para conversar e pagar o que é de direito da categoria. Parece que o prefeito não se incomoda com isso”, disparou.  

Bnews // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM