Tremor de terra assusta população no sudoeste da Bahia

Foto de null

Bahia

06 de novembro de 2015 às 18h03

 | 

Foto: 

Imagem de Tremor de terra assusta população no sudoeste da Bahia

Um tremor de terra assustou a população na madrugada desta sexta-feira (6) no sudoeste baiano. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) registraram o tremor cidade de Iguaí, a 1h20. No entanto, o abalo de 3,16 graus na escala Richter foi sentido ainda nos municípios de Firmino Alves, Nova Canaã, Itoróró e Ibicuí.

Segundo o Coordenador de Ações Estratégicas da Sudec, Paulo Sérgio Menezes Luz, este foi o primeiro acidente do tipo registrado na região. Apesar de ser considerado de pequenas proporções, o tremor provocou rachaduras em pisos, paredes e queda de muros em algumas residências. Não houve vítimas. Ainda de acordo com o coordenador, a causa mais provável do tremor foi a acomodação natural de terra, em virtude da falta de chuvas. 

"Como está chovendo pouco, os lençóis freáticos ficam menos preenchidos e a terra precisa se acomodar", disse Paulo Menezes. A Sudec não descarta a possibilidade de que novos tremores voltem a acontecer. No entanto, o órgão acredita que havendo outros abalos eles serão menores do que o sentido nesta sexta-feira. A superintendência informou ainda que está trabalhando no sentido de tranquilizar a população das cidades onde o pequeno terremoto foi sentido.

Foto: Ilustração

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM