Codesal assegura que Salvador está preparada para período chuvoso, afirma diretor-geral

Foto de null

Ligação Direta

22 de março de 2019 às 13h55

 | 

Foto: 

Imagem de Codesal assegura que Salvador está preparada para período chuvoso, afirma diretor-geral

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) é sempre lembrada pela população quando acaba o verão, pois o órgão atua com maior índice nos meses de abril, maio e junho, que são os mais chuvosos. Recentemente, na segunda feira (18), o prefeito ACM Neto, acompanhado pelo seu vice-prefeito Bruno Reis, além de Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), participaram de uma coletiva para detalhar a Operação Chuva 2019.

Para aqueles que não puderam acompanhar a coletiva, o repórter Emídio Pinto, do programa Ligação Direta (92,3), da rádio Nova Salvador FM, entrevistou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), para esclarecer os detalhes da Operação Chuva.

Segundo Sosthenes Macêdo, a secretária de manutenção tem reforçado as ações de manutenção com outras secretárias de forma preventiva, cuidando da rede de micro e macrodrenagem, com dragagem de canais, limpeza de caixas coletoras e desobstrução de galerias de drenagem. Além de podas e supressões de vegetais em diversas áreas. As encostas receberam aplicação de grama. Foi feito também o mapeamento de 88 áreas com identificação dos riscos de deslizamento e/ou alagamento.  

A Operação Chuva irá durar três meses, entre abril e junho, com plantão 24h todos os dias, pois a previsão climática para o trimestre indica que as chuvas esperadas para a cidade do Salvador deverão ficar em torno da média histórica (913,3 mm). Há uma expectativa de 40 milímetros de chuva para hoje, diz Sosthenes Macêdo. 

Sosthenes Macêdo alerta a população para não colocar lixo e entulho nas cristas das encostas, nem nas proximidades dos canais, caixas de sarjetas. Nem plantio de vegetações inadequadas como a bananeira, que tem uma raiz que absorver com muita força e tem um grande peso. As pessoas que vivem em áreas de risco não deixem de procurar a Codesal. Será avaliado o risco de cada imóvel, a Prefeitura vai dar todo o suporte com Aluguel Social e remoção das famílias, pois não queremos ninguém em situação de risco, alertou.
 

Da redação // ACJR
 

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM