Codesal assegura que Salvador está preparada para período chuvoso, afirma diretor-geral

Foto de null

Ligação Direta

22 de março de 2019 às 13h55

 | 

Foto: 

Imagem de Codesal assegura que Salvador está preparada para período chuvoso, afirma diretor-geral

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) é sempre lembrada pela população quando acaba o verão, pois o órgão atua com maior índice nos meses de abril, maio e junho, que são os mais chuvosos. Recentemente, na segunda feira (18), o prefeito ACM Neto, acompanhado pelo seu vice-prefeito Bruno Reis, além de Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), participaram de uma coletiva para detalhar a Operação Chuva 2019.

Para aqueles que não puderam acompanhar a coletiva, o repórter Emídio Pinto, do programa Ligação Direta (92,3), da rádio Nova Salvador FM, entrevistou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), para esclarecer os detalhes da Operação Chuva.

Segundo Sosthenes Macêdo, a secretária de manutenção tem reforçado as ações de manutenção com outras secretárias de forma preventiva, cuidando da rede de micro e macrodrenagem, com dragagem de canais, limpeza de caixas coletoras e desobstrução de galerias de drenagem. Além de podas e supressões de vegetais em diversas áreas. As encostas receberam aplicação de grama. Foi feito também o mapeamento de 88 áreas com identificação dos riscos de deslizamento e/ou alagamento.  

A Operação Chuva irá durar três meses, entre abril e junho, com plantão 24h todos os dias, pois a previsão climática para o trimestre indica que as chuvas esperadas para a cidade do Salvador deverão ficar em torno da média histórica (913,3 mm). Há uma expectativa de 40 milímetros de chuva para hoje, diz Sosthenes Macêdo. 

Sosthenes Macêdo alerta a população para não colocar lixo e entulho nas cristas das encostas, nem nas proximidades dos canais, caixas de sarjetas. Nem plantio de vegetações inadequadas como a bananeira, que tem uma raiz que absorver com muita força e tem um grande peso. As pessoas que vivem em áreas de risco não deixem de procurar a Codesal. Será avaliado o risco de cada imóvel, a Prefeitura vai dar todo o suporte com Aluguel Social e remoção das famílias, pois não queremos ninguém em situação de risco, alertou.
 

Da redação // ACJR
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM