Bombeiros e especialistas analisam estrutura da Catedral de Notre-Dame

Foto de null

Mundo

16 de abril de 2019 às 07h47

 | 

Foto: 

Imagem de Bombeiros e especialistas analisam estrutura da Catedral de Notre-Dame

Bombeiros ainda jogam água em alguns pontos da Catedral de Notre-Dame â?? Foto: Zakaria Abdelkafi / AFP Photo

Após controlar o fogo que destruiu parte da Catedral de Notre-Dame, em Paris, equipes de bombeiros e especialistas analisam nesta terça-feira (16) o impacto das chamas destruíram o telhado e derrubaram a "flecha", a torre mais alta da catedral.

Incêndio na Catedral de Notre-Dame: compare antes e depois
Papa diz estar orando pelos franceses após incêndio na catedral de Notre-Dame
O incêndio levou nove horas para ser extinto e causou grandes danos à catedral: todo o telhado e toda a armação foram destruídos, parte da abóbada e a "flecha" (torre mais alta) caíram.

"O perigo do fogo está descartado, mas se desconhece como resistirá a estrutura. Especialistas vão se reunir para investigar o caso", afirma o secretário do Ministério do Interior, Laurent Nuñez. Nuñez explicou ainda que o objetivo agora é saber se a estrutura oferece suficiente estabilidade.

Ainda havia pequenos focos de incêndio no início desta manhã, mas bombeiros garantiram que não havia mais perigo de as chamas voltarem a crescer, segundo Gabriel Plus, porta-voz dos bombeiros de Paris.

O presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu "reconstruir" a catedral. "Nós vamos reconstruir essa catedral, todos juntos. Uma campanha nacional vai ser lançada, e para além das nossas fronteiras. Nós faremos um chamado aos maiores talentos, que serão muitos e virão para reconstruir nossa Notre-Dame.”

A investigação para apurar as causas do incêndio mobiliza 50 pessoas. Os bombeiros afirmam que ele pode estar ligado às obras de renovação. Valérie Pécresse, presidente da região de Île de France, disse que o incêndio foi um acidente. "Não foi intencional", declarou.

Fogo
O incêndio começou por volta das 18h50 locais (13h50 de Brasília) na parte superior da catedral e se propagou rapidamente pelo o telhado.

O fogo queimou o teto de madeira de mais de cem metros de comprimento, conhecido como "a floresta", pelo grande número de vigas utilizadas para instalá-lo. Cerca de 400 bombeiros foram mobilizados para conter as chamas.

A catedral, que recebe quase 13 milhões de visitantes por ano, está situada na pequena ilha chamada Île de la Cité. A igreja, que fica rodeada pelas águas do rio Sena, é o marco zero da capital francesa. Não é a igreja mais antiga, nem a maior ou a mais alta do mundo, mas certamente é uma das mais famosas. Ela guarda várias relíquias.

Restaurar o edifício levará "anos de obras", avaliou o novo presidente da Conferência Episcopal francesa, Eric de Moulins-Beaufort.

À noite, o magnata francês François-Henri Pinault, cuja família é proprietária de um conglomerado de marcas de luxo, anunciou que vai doar 100 milhões de euros para a restauração da catedral. "Meu pai [François Pinault] e eu decidimos desbloquear (...) uma quantia de 100 milhões de euros para participar da reconstrução completa de Notre Dame", declarou François-Henri Pinault.

Bombeiros trabalham na Catedral de Notre-Dame, em Paris  â?? Foto: Benoit Tessier / Reuters

G1 // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM