Após acordo entre patrões e empregados, lojas dos shoppings de Salvador vão abrir no Domingo de Páscoa

Foto de null

Salvador

16 de abril de 2019 às 12h30

 | 

Foto: 

Imagem de Após acordo entre patrões e empregados, lojas dos shoppings de Salvador vão abrir no Domingo de Páscoa

Após acordo entre patrões e empregados, lojas dos shoppings de Salvador vão abrir no Domingo de Páscoa â?? Foto: Divulgação

As lojas dos shoppings de Salvador estarão abertas neste Domingo de Páscoa (21), conforme informou, nesta terça-feira (16), os Sindicatos dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas) e dos Comerciários da Bahia.

A decisão, pontual e válida apenas para esse feriado, foi definida após encontro entre patrões e empregados na segunda-feira (15). Na ocasião, ainda ficou definido que os funcionários que trabalharem no domingo devem receber uma bonificação no valor de R$ 44,12, auxílio-transporte e folga.

Já no feriado de sexta-feira (19), chamada de Sexta-Feira da Paixão - data religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo -, as lojas estarão fechadas.

Apesar do acordo referente ao Domingo de Páscoa, o impasse sobre o funcionamento das lojas nos demais domingos e feriados, continua, já que a convenção coletiva dos comerciários ainda não foi definida.

"Estamos em processo de negociação, já tivemos cerca de três encontros e a gente espera conseguir um acordo", disse o presidente do Sindilojas, Paulo Mota.

Assim como os patrões, os comerciários também esperam que a situação da categoria seja resolvida. "O que queremos é garantir os direitos dos trabalhadores tanto aos domingos, quanto aos feriados", disse Jaelson Dourado, presidente do sindicato dos Comerciários.

Impasse
Shopping itaigara, em Salvador — Foto: Alan Oliveira/G1 Shopping itaigara, em Salvador — Foto: Alan Oliveira/G1
Shopping itaigara, em Salvador — Foto: Alan Oliveira/G1

Os acordos entre empresas e empregados para definir o funcionamento de lojas de rua e de shoppings de Salvador passaram a ocorrer depois que a Justiça do Trabalho de Salvador proibiu que os funcionários fossem obrigados a trabalhar no dia da votação do primeiro turno das eleições, em 7 de outubro de 2018. As lojas dos shoppings da capital baiana ficaram fechadas na ocasião.

O juiz estipulou uma multa de R$ 1 mil por cada empregado que comparecesse ao local de trabalho, revertida em favor do Sindicato dos Empregados no Comércio da Cidade do Salvador.

No dia 18 de outubro do ano passado, houve um acordo, e as lojas de Salvador, incluindo as dos shoppings, voltaram a funcionar aos domingos e feriados. O acordo valeu até o dia 18 de novembro de 2018.

Já no dia 23 de novembro, outro acordo parcial entre empresários e comerciários foi realizado no Centro de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (Cejusc/TRT5-BA) e permitia o funcionamento de lojas de rua e shoppings de Salvador nos domingos e feriados, até dezembro.

Já em 2019, o acordo realizado no ano anterior não estava mais vigente e, com isso, as lojas permanecem fechadas aos feriados, até que uma nova convenção coletiva seja firmada.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM