Obras de requalificação avançam na Rua Chile e bairro da Liberdade

Foto de null

Salvador

02 de maio de 2019 às 16h19

 | 

Foto: 

Imagem de Obras de requalificação avançam na Rua Chile e bairro da Liberdade

Rua Brigadeiro Pessoa da Silva, ,na Liberdade

A requalificação de ruas que fazem parte do Centro Antigo de Salvador segue em ritmo acelerado. Na Rua Chile, via conhecida por ser a primeira rua do Brasil, os trilhos por onde circulou o bondinho já foram totalmente removidos e as intervenções nos passeios concluída. As obras fazem parte do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, que deve recuperar mais de 300 ruas e tem investimento do Governo do Estado no valor total de R$ 124 milhões. 

De acordo com o diretor de habitação da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Maurício Mathias, no primeiro trecho da obra na Rua Chile, entre o Hotel Fera Palace e a rua das Vassouras, o serviço nas calçadas já foi finalizado. “A Rua Chile foi dividida em trechos e já concluímos dois deles. Com o novo trecho da obra que vai da rua das Vassouras até o Hotel, estimamos que os serviços de execução da vala subterrânea, por onde passarão a fiação da rede elétrica e telecomunicações deve ser concluído até o mês de junho”.

O diretor ainda acrescenta que os trilhos removidos do trecho de 330 metros da Rua Chile, devem passar por um serviço de restauração para posterior instalação na via, já que os mesmos ficarão expostos. “Os trilhos estão bastante deteriorados e com isso, faremos um serviço de lixamento e aplicação de produto especifico para garantir uma maior durabilidade”, esclarece. 

Com o avanço da obra, a o bloqueio do trânsito foi ampliado desde o dia 22 de abril. Desde então, os ônibus não podem chegar até o final de linha da Praça da Sé. Segundo Maurício Mathias, a Conder adotou todas as medidas possíveis para amenizar os transtornos e garante que tão logo os serviços sejam concluídos, a via será liberada imediatamente. 

Liberdade

No bairro da Liberdade, os serviços de recuperação de passeios, instalação de piso tátil, rebaixamento de piso, além de outras ações, irá contemplar 26 ruas do bairro. Somente neste trecho foram investidos R$ 4,6 milhões. No pacote de obras da Liberdade também está o serviço de contenção de encostas nas ruas São José, Major Cunha Matos e Barão da Vila da Barra. 

O serviço de recuperação de passeios já está concluído no Largo do Soledade, nas ruas Major Cunha Matos e Estrada da Liberdade. Nesta sexta-feira (3), será iniciada a pavimentação em asfalto do Largo da Soledade. “As ruas da Liberdade foram incluídas no projeto e o serviço iniciado no Largo da Soledade e seguem andamento. A nossa expectativa é de que em seis meses todas as vias estejam concluídas. O serviço inclui a requalificação de todas as calçadas, com melhoria na acessibilidade, e também requalifica todo o pavimento onde os carros transitam”, explica o diretor de habitação, Maurício Mathias. 

Secom // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM