Metrô de Salvador atinge marca de 370 mil usuários por dia

Foto de null

Salvador

08 de maio de 2019 às 10h19

 | 

Foto: 

Imagem de Metrô de Salvador atinge marca de 370 mil usuários por dia

Desde o início da operação comercial, em 2014, o Sistema Metroviário de Salvador se tornou o principal meio de transporte de quem precisa cruzar a capital baiana. Neste mês de maio, o modal registra a marca de 370 mil usuários por dia. No início de 2019, foram contabilizados 350 mil. Viabilizado pelo Governo do Estado e administrado pela concessionária CCR, o equipamento oferece mais conforto, segurança e menos tempo de deslocamento para soteropolitanos e turistas.

O coordenador de Atendimento da CCR Metrô, Leonardo Balbino, lembra que, logo no início, eram seis mil clientes por dia. “O sistema veio em uma crescente até chegar a esse número de 370 mil passageiros diários. Além da questão da integração e uma tarifa única, esse usuário é atraído pela rapidez, segurança, conforto, o atendimento diferenciado dos colaboradores que estão na linha de frente, bem como a confiabilidade de horário, que permite que ele tenha certeza que vai chegar no destino na hora programada”, destacou.

Com duas linhas e 33 quilômetros de extensão, o metrô facilitou o acesso a regiões importantes de Salvador, a exemplo da Lapa, no Centro; de Pirajá, na BR-324; e do Aeroporto Internacional, na divisa com Lauro de Freitas. Houve uma redução drástica no tempo entre os trechos cobertos pelas 20 estações, já que o usuário não precisa mais ficar preso nos engarrafamentos registrados cotidianamente na capital. Da Lapa até o Aeroporto, por exemplo, gasta-se somente 40 minutos; e de Pirajá até a Rodoviária, menos de 15 minutos.

Mais conforto 

João Vitor Amorim mora na Avenida Vasco da Gama e utiliza o metrô para se deslocar para a faculdade, onde cursa jornalismo, na Avenida Paralela. “Antes do metrô, eu precisava acordar bem mais cedo, pois o percurso do ônibus era muito grande e no horário de pico ainda tinha o tráfego intenso. Agora, só leva 30 minutos, metade do que gastava antes, e ainda sobra um pouquinho de tempo para estudar antes das aulas”, explicou.

Os 40 trens climatizados que compõem a frota do metrô realizam quase mil viagens diárias. Nos horários de pico da manhã (das 6h29 às 8h38) e da tarde (das 16h45 às 19h20), na Linha 1, um trem passa a cada 2 minutos e 41 segundos; e na Linha 2, a cada 3 minutos e 10 segundos. A comunicóloga Luciana Almeida deixou o carro de lado e usa o modal para trabalhar, nas horas mais disputadas do dia. “Eu acordo um pouquinho mais tarde, já que pego no trabalho às 9h, chego à estação às 8h30 e, mesmo assim, consigo chegar a tempo. A volta também é super tranquila. Com certeza, o metrô deixou minha vida mais fácil”, afirmou Luciana.

O metrô ainda vai ser expandido. O Tramo 3 da Linha 1 já foi licitado e vai garantir cinco quilômetros de extensão e duas novas estações, levando o modal até Águas Claras, nas proximidades da Estrada CIA-Aeroporto. Essa ampliação faz parte do planejamento global e estratégico para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e se alinha a outros importantes projetos de mobilidade em andamento do Governo do Estado, como a Avenida 29 de Março e a nova Estação Rodoviária Intermunicipal.

Secom // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM