Deputado entra com representação contra Jean Wyllys no Conselho de Ética

Foto de null

Política

12 de novembro de 2015 às 12h35

 | 

Foto: 

Imagem de Deputado entra com representação contra Jean Wyllys no Conselho de Ética

Um dia depois de instaurar processo por suposta quebra de decoro contra o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), o presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PSD-BA), recebeu nesta quinta-feira uma representação contra o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), entregue pelo deputado João Rodrigues (PSD-SC). Rodrigues foi flagrado, em maio deste ano, assistindo a um vídeo pornô no plenário da Câmara durante votação da reforma política. Em outubro, ele e Jean Wyllys bateram boca em sessão depois que o deputado do PSD subiu à tribuna para criticar a participação do parlamentar no Big Brother Brasil e o chamou de "escória deste país". O parlamentar do PSOL retrucou, chamando-o de "bandido" e "fascista".

— Temos que moralizar a Câmara dos Deputados, eu até vi a manifestação do referido deputado (Jean Wyllys), atribuindo que essa é uma atitude para atrasar processo do presidente Eduardo Cunha. Eu mal o conheço, o presidente tem uma missão aqui na casa. Meu caso é com ele, eu e ele, ele e eu. O decoro parlamentar é muito claro. Quero que o Conselho de Ética analise aquele processo — afirmou Rodrigues, acrescentando:

— (Eu disse) Escória da política desse país, mas retirei no mesmo ato a expressão escória por considerar ofensivo, mesmo no calor do debate, coisa que o deputado reafirmou seguidamente em veículos de comunicação e redes sociais. Nós precisamos limpar esse Congresso.

Perguntado se ele próprio não teria quebrado o decoro ao assistir a um filme pornô, o deputado disse que, se fosse crime, "metade dos deputados não estariam na Câmara".

— Se isso fosse o maior crime, metade dos senhores que estão aqui não estariam hoje. Não é quebra de decoro você receber uma imagem no Whatsapp e deletar. Qual o crime? — questionou. — Não fui pego assistindo, foi filmado na tela do meu celular, captada a imagem lá de dentro, e não era absolutamente um filme pornô, era uma imagem do Whatsapp dos grupos que eu tenho, são mais de 70 grupos. Detalhe: assumi e inclusive pedi desculpas porque creio que não seria o ambiente adequado. Isso não é quebra de decoro.

RELATOR DE PROCESSO CONTRA CHICO ALENCAR É ESCOLHIDO

Um dia depois de instaurar processo por suposta quebra de decoro contra o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), o presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PSD-BA), escolheu o deputado Sandro Alex (PPS-PR), 1° vice-presidente do Conselho, como relator da representação contra o líder do PSOL. Segundo ele, o deputado é o melhor quadro para relatar a representação de Alencar.



É um deputado que tem sido nosso braço direito na Comissão, então não tive duvidas quanto à escolha de Sandro Alex. Para essa representação, ele é o melhor nome — disse Araújo.

O novo relator deve receber a representação no início da próxima semana e terá dez dias para apresentar um relatório prévio. Ele negou que possa haver qualquer tipo de "contaminação externa" que influencie o seu parecer.

— Um dos fundamentos do Conselho de Ética é zelar pela dignidade do mandato do parlamentar. Não vai ter a contaminação externa para o ambiente do Conselho de Ética. Vamos nos limitar aos autos e às provas dos autos. Vou trazer minha resposta num prazo de dez dias — disse Sandro Alex.

Foto: Reprodução/O Globo

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM