Ligação Direta - Notícias
Salvador, 16 de Junho de 2019

Sudene apresenta plano de desenvolvimento para o Nordeste

Foto: Marcos Corrêa/PR

Com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) apresentou, nesta sexta-feira (24) em Recife, o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. O projeto deve ser implementado em quatro anos, a partir de 2020, em 41 cidades e nas nove capitais da região.

Além de iniciativas para garantir o crescimento, o plano aponta quase R$ 24 bilhões para investimentos nos estados em 2019, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Todos os nove governadores da região, mais os de Minas Gerais e do Espírito Santos, também integrantes da Sudene, participaram do encontro.

A intenção do governo federal é encaminhar o Plano Regional de Desenvolvimento até agosto para a apreciação do Congresso Nacional. Esta é a primeira vez que o projeto vai tramitar em conjunto com o Plano Plurianual da União, que define o planejamento de longo prazo das ações do governo federal.

O plano tem como estratégia o fortalecimento das redes de cidades intermediárias, com as áreas de influência que possam crescer economicamente. Uma das diretrizes será o estímulo ao desenvolvimento sustentável da região, com base em seis eixos estratégicos: segurança hídrica e conservação ambiental; inovação; desenvolvimento institucional; desenvolvimento de capacidades humanas; dinamização e diversidade produtiva; e desenvolvimento social e urbano.

Bahia.ba // AO

Postado em 24 de Mai 2019 as 16 : 20 : 00

 

Copyright 2014 - Todos os direitos reservados