PM Ferreirinha, suspeito de obstruir investigação sobre Marielle, é preso em operação contra milícia

Foto de null

Brasil

31 de maio de 2019 às 16h36

 | 

Foto: 

Imagem de PM Ferreirinha, suspeito de obstruir investigação sobre Marielle, é preso em operação contra milícia

PM Ferreirinha chega à Delegacia de Homicídios após ser preso â?? Foto: Reprodução/TV Globo

Uma operação do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (31) oito pessoas suspeitas de integrar a milícia que era comandada por Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica.

Dos oito presos, quatro são PMs. Um deles é o policial militar Rodrigo Jorge Ferreira, o Ferreirinha, detido em Pedra de Guaratiba.

Ferreirinha foi apontado pela Polícia Federal como o responsável por atrapalhar a investigação da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

O policial militar Rodrigo Jorge Ferreira, o Ferreirinha â?? Foto: Reprodução

A Operação Entourage tenta cumprir 30 mandados de prisão e não tem relação com o atentado. Curicica está detido em um presídio federal e, segundo as investigações, não tem mais controle sobre seu antigo grupo paramilitar.

Plano de vingança
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio de Janeiro, Ferreirinha foi segurança e motorista de Orlando Curicica, mas se voltou contra o patrão.

Durante meses, Ferreirinha foi considerado a principal testemunha do Caso Marielle. Seu depoimento à Delegacia de Homicídios sobre o Caso Marielle já foi, segundo policiais, uma tentativa de tomar pontos dominados por Curicica.

À época, o PM afirmou que seu antigo chefe e o vereador Marcello Siciliano tramaram a morte da vereadora. Ambos sempre negaram.

Em março, a TV Globo mostrou com exclusividade o depoimento da advogada de Ferreirinha à PF. Camila Nogueira disse que desconfiava da versão apresentada pelo cliente e que se sentiu usada.

A advogada esclareceu que "essa criação de Rodrigo Ferreira e a manipulação com os policiais civis que fez com ela foi mais um dos fatos que levaram a declarante a ter medo de ficar nessa situação".

"Também exerceu a função ligada à gestão financeira da malta, como recolhedor dos valores cobrados a títulos das taxas cobradas nos locais de domínio", informa a denúncia do MP apresentada à Justiça.

Histórico de crimes na Zona Oeste
O nome de Orlando Curicica, na época um dos suspeitos de ser o mandante do atentado, é apontado como responsável por vários crimes praticados por milicianos na Zona Oeste, de acordo com investigação da Delegacia de Homicídios e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRJ.

A quadrilha de Orlando é suspeita de dominar sete comunidades na região de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio:

Boiúna
Curicica
Jordão
Lote 1000
Santa Maria
Teixeiras
Terreirão
As investigações da Delegacia de Homicídios da Capital revelaram que o grupo explora ilegalmente serviços como transporte, lazer, alimentação e segurança dessas comunidades através da cobrança de taxas. A quadrilha explora ainda a grilagem de terras nessas regiões.

As associações de moradores também seriam dominadas por esses grupos, segundo os policiais.

A investigação mostra ainda que a milícia atua com violência, o que inclui a execução de testemunhas e tentativas de homicídio de autoridades responsáveis pelas investigações.

Os membros dessa quadrilha fazem imperar a “lei do silêncio” entre os moradores das localidades onde exercem o controle criminoso.

O MPRJ informa que a expansão do grupo na região ocorreu entre 2015 até o final de 2017, na área de Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes.

g1 // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM