Envolvidos em assalto que resultou na morte de PM reformado são liberados após audiência de custódia

Foto de null

Polícia

04 de junho de 2019 às 13h04

 | 

Foto: 

Imagem de Envolvidos em assalto que resultou na morte de PM reformado são liberados após audiência de custódia

[Envolvidos em assalto que resultou na morte de PM reformado são liberados após audiência de custódia]

Três acusados de participação em um assalto ocorrido dentro de um ônibus (linha Paripe-Aeroporto), na Estrada Velha do Aeroporto, em Salvador, que resultou na morte do policial militar reformado Milton de Sousa Silva, no dia 27 de maio, foram soltos após passarem por audiência de custódia. Os alvarás de soltura foram expedidos pelo juiz plantonista Ícaro Almeida Matos, no sábado (1º).

Com a decisão, Iure Souza Oshoi, o "China"; Lucas de Jesus Caldeira; e Alan Henrique Bastos Santos, o "Galego", responderão ao processo em liberdade, contrariando o pedido de prisão preventiva emitido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). O trio foi detido por equipes do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no dia 31 de maio.

Audiência - A audiência de custódia não analisa o crime e sim a legalidade das circunstâncias da prisão. No despacho, que anula o Auto de Prisão em Flagrante (APF), o juiz plantonista afirma que "a atuação policial ocorreu sem, precisamente, sabermos como, em que situação cada abordagem e apreensão se deu". A defesa de Iure pediu o relaxamento da prisão em virtude de invasão de domicílio, enquanto que a de Alan e Lucas pugnou por medidas cautelares.
 
Conforme justifica do magistrado, a polícia, de poder das informações colhidas, deveria ter instaurado inquérito, solicitando medidas cautelares, como busca e apreensão e até mesmo prisão cautelar. "Jamais deveriam proceder à dita continuidade da investigação por fato diverso da iniciada (e em curso), realizando prisões de pessoas diversas das inicialmente investigadas", consta no documento.
 
Drogas e arma - Segundo a polícia, o primeiro a ser detido foi um adolescente conhecido como Capenga, que teria assumido a autoria do disparo. Ainda segundo a polícia, após ser localizado, Capenga indicou o paradeiro dos comparsas. China, que atuou como motorista dando cobertura na ação criminosa, ‘Galego’ (que agiu diretamente no assalto) e Lucas (também no apoio) foram localizados em Cajazeiras e São Cristóvão. Drogas e o revólver utilizado no crime foram aprendidos com a quadrilha. Durante o depoimento à polícia, os envolvidos afirmaram que o mentor e lider da quadrilha seria um homem identificado como 'Gaer', que não foi localizado.

Bnews // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM