Prefeitura inicia requalificação do Elevador do Taboão nesta quarta (05)

Foto de null

Salvador

05 de junho de 2019 às 10h04

 | 

Foto: 

Imagem de Prefeitura inicia requalificação do Elevador do Taboão nesta quarta (05)

Resultado de imagem para Prefeitura inicia requalificação do Elevador do Taboão nesta quarta (05)

Um equipamento histórico, construído no final do século XIX, e que estava desativado há 54 anos vai voltar a funcionar, ligando as cidades Alta e Baixa, o Pelourinho e o Comércio. O prefeito ACM Neto assina nesta quarta-feira (05), às 9h30, a ordem de serviço para o início das obras de requalificação do Elevador do Taboão, ascensor localizado na parte antiga da cidade, em solenidade no próprio local .

O projeto de requalificação foi desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo cedido e debatido com a Prefeitura, por meio da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, responsável pela intervenção.

O investimento será de R$3,7 milhões e a previsão é de 12 meses de obras. Após a conclusão da requalificação, a cidade contará com mais um ascensor ligando as partes alta e baixa, beneficiando turistas e soteropolitanos, como já acontece com o Elevador Lacerda e os planos inclinados Liberdade/Calçada, Gonçalves e Pilar, também reformados pela atual gestão.

O projeto contempla a restauração integral do elevador e das duas estações de acesso nos níveis inferior e superior, além de intervenções de modernização das instalações, buscando adequar a edificação às normas técnicas vigentes, inclusive de acessibilidade universal.

Haverá áreas com mesas, sanitários e café. Já as duas cabines, com capacidade para 13 pessoas cada, serão climatizadas e terão um aspecto completamente moderno com materiais e coloração que não desvirtuará a estética da estrutura original, se integrando perfeitamente ao resgate do uso original do monumento.

Outras ações - Em breve, a Prefeitura também iniciará as obras de recuperação dos Arcos da Ladeira da Montanha e da muralha do frontispício de Salvador. Ambos os projetos também foram elaborados pelo Iphan, e intervenções serão executadas pelo município

Secom // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM