Para ACM Neto, julgamento de Lula não será afetado por revelações contra Moro

Foto de null

Política

10 de junho de 2019 às 11h19

 | 

Foto: 

Imagem de Para ACM Neto, julgamento de Lula não será afetado por revelações contra Moro

Para ACM Neto, julgamento de Lula não será afetado por revelações contra Moro

Embora as conversas divulgadas, na noite desse domingo (10), apontem que o então juiz Sergio Moro discutiu estratégias sobre o processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o procurador Deltan Dallagnol, o prefeito ACM Neto (DEM) não acredita que o conteúdo vá impactar no julgamento do petista. Após ser denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), Lula foi condenado por Moro pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo.

"Ela [a condenação] aconteceu de maneira absolutamente técnica e veja que, independentemente da decisão de primeira instância, a condenação foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e depois, em todos os recursos perante o STJ e o STF, ele não teve êxito", analisa o prefeito em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (10).

Para o democrata, o que deve ser analisado agora é se "o juiz e os procuradores atuaram dentro dos limites das suas competências legais".

De acordo com a matéria do Intercept Brasil, que publicou os diálogos entre o juiz e o coordenador da Força-Tarefa da Operação Lava Jato, os dois eram próximos, o juiz aconselhava o procurador na condução das operações e até antecipou uma decisão. No caso de Lula, Dallagnol dividiu com Moro sua preocupação porque, nas suas palavras, a denúncia era muito baseada em "prova indireta".

Quanto a esse relacionamento, ACM Neto prefere manter cautela ao se pronunciar. “Apesar da minha formação jurídica, eu não atuo na área há muitos anos, então eu não teria condições de fazer um julgamento, por isso é que eu estou dizendo: é fundamental ter cautela, ver, inclusive, se existem outras mensagens, se elas serão ou não reveladas para aí, dentro de um contexto mais amplo, fazer algum tipo de valor sobre o caso”, defende o prefeito.

Dada a repercussão do caso, ainda ontem, o MPF e o ministro da Justiça se pronunciaram. O órgão de investigação disse que os procuradores foram vítimas de uma ação criminosa e que as informações divulgadas foram tiradas de contexto. Já o atual ministro da Justiça e Segurança Pública disse que não há "qualquer anormalidade ou direcionamento" no conteúdo revelado.

Bahia Noticias // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM