Copa América mobiliza segurança, transportes e turismo em Salvador

Foto de null

Esporte

11 de junho de 2019 às 08h02

 | 

Foto: 

Imagem de Copa América mobiliza segurança, transportes e turismo em Salvador

No Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, a imagem da Arena Fonte Nova se destaca. A partir deste sábado (15), ela será palco de cinco partidas da Copa América. Organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o evento mobiliza setores como segurança, mobilidade e turismo na capital baiana. 

Com a competição, o mercado apoiado pela Arena Fonte Nova deve movimentar 36% a mais na comparação com o ano passado, alcançando o valor de R$ 574 milhões. O gerente-geral do Comitê Organizador Local da Copa América, Thiago Jannuzzi, afirma que Salvador foi uma escolha natural e faz uma síntese do potencial da capital baiana. 

“É uma cidade receptiva, que respira futebol o ano todo, e que já recebeu grandes competições, como Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Centro econômico do Nordeste, quarta cidade mais populosa do país, polo turístico e tem um estádio com nível mundial, 100% preparado para receber eventos de grande porte”, destaca. 

No sábado (15), às 19h, a Argentina enfrenta a Colômbia em Salvador. No dia 18, a Seleção Brasileira encara a Venezuela. No dia 21, Equador e Chile se enfrentam. Já no dia 23, a disputa será entre Colômbia e Paraguai. A Arena Fonte Nova encerra a participação na competição no dia 29, em jogo pelas quartas de final. 

Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, os setores que mais vão ganhar são hotéis, transportes, bares, restaurantes e entretenimento. “A gente tem esse viés cultural muito forte e acaba se fortalecendo ainda mais agora. A Copa América coincide com o São João, uma festa tão importante para nós. É uma oportunidade para os turistas estrangeiros, que não fazem ideia do que é o São João, estarem no Pelourinho, vendo nossas características juninas, que são tão bacanas”, afirma. 

No período, Salvador vai receber principalmente turistas da Colômbia, Argentina e Estados Unidos. "Isso é muito importante, especialmente na baixa estação, pois movimenta a economia como um todo", acrescenta Fausto Franco. 

Mobilidade  

De acordo com a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Grace Gomes, para credenciar Salvador a receber a Copa América, o Governo do Estado tem feito grandes investimentos. “A Arena Fonte Nova foi requalificada para ser segura e com todos os elementos técnicos para receber jogos internacionais. Outro ponto é a segurança pública, imprescindível para esses jogos. O terceiro ponto é a mobilidade, com a ligação direta do Aeroporto até a Arena", explica. 

Segundo Grace Gomes, o plano de mobilidade para a Copa América é centrado no metrô. “Todo torcedor está sendo orientado a chegar na Arena pelo metrô. Ele pode ingressar no sistema desde o Aeroporto, vai saltar no Campo da Pólvora e já estará bem pertinho da Arena Fonte Nova. De lá, será orientado aos portões norte ou sul, por onde vai entrar". 

A superintendente diz ainda que a orientação da Sedur é não utilizar carros para chegar ao estádio. "Nós temos um perímetro de segurança taçado pela Secretaria da Segurança Pública [SSP] que impede que os carros cheguem até a Arena Fonte Nova. Quem quiser ir de táxi, de carona ou de carro, chegará somente até certo ponto. É preferível ir de transporte público. O metrô é um meio seguro, confortável, confiável e onde o torcedor será orientado pelos agentes do metrô, do Governo do Estado e da Conmebol". 

Segurança pública

Outro destaque é a segurança pública. O coordenador da Comissão Estadual de Grandes Eventos, coronel Marcos Oliveira, ressalta que a Bahia é provedora de tecnologia para a segurança em competições como a Copa América. “A Bahia não apenas absorve e reproduz as informações necessárias para a segurança em grandes eventos, mas produz informações e tecnologia para isso. Nós temos essa expertise já com o Carnaval e aprimoramos recebendo as copas do Mundo e das Confederações e também os Jogos Olímpicos. A Bahia foi agraciada com outro grande evento e um dos motivos é a aceitação dos bons níveis de segurança que nós oferecemos ao longo do tempo. Uma mostra disso é que outros estados estão nos procurando para entender como é que funciona o nosso modelo de trabalho”, relata. 

Segundo Oliveira, o trabalho de planejamento para a Copa América começou no início de fevereiro. “Vamos manter os portais de abordagem e policiar as áreas de interesse operacional, como aeroportos e os hotéis onde ficarão as delegações. Temos o Centro Integrado de Comando e Controle, além de uma central de vistorias antibombas e estamos montando um esquema especial no entorno da Arena Fonte Nova para que a segurança do cidadão seja a melhor possível, sem afetar o cotidiano da cidade, que deve ser mantido”, descreve. 

Arena Fonte Nova 

Inaugurada em 2013, a Arena Fonte Nova é o principal equipamento multiuso do território estadual e um dos mais versáteis de todo o Brasil. Durante a Copa do Mundo de 2014, foi considerada pelos torcedores como a melhor arena da competição. No currículo, outros reconhecimentos expressivos, como a Copa das Confederações e os Jogos Olímpicos. 

O equipamento foi o primeiro do mundo a receber a Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001 do Sistema de Gestão de Qualidade para o Escopo de Construção de Arenas Multiuso e se sagrou como primeiro complexo brasileiro a conquistar a categoria Prata na Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Secom // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM